Política

DNIT diz que tem recurso, mas a BR-210 só vai ser asfaltada no

Foi feito por Fábio Vilarinho durante visita do Senador Randolfe Rodrigues ao órgão



 

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Amapá, Fábio Vilarinho, recebeu o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), o prefeito de Porto Grande, Tonho do Matapi e vereadores de Porto Grande e Pedra Branca para tratar sobre a situação das BRs-210 e 156. Na semana passada, a comitiva se reuniu em Brasília com o Ministro dos Transportes Antonio Carlos Rodrigues sobre a mesma pauta.

Vilarinho afirmou que, assim que as chuvas cessarem começarão as operações de “tapa-buraco” no trecho de acesso a Porto Grande, que tem extensão de 5,7 km dentro do perímetro urbano do município. Entretanto, para o prefeito da cidade, “a situação não tem como ser resolvida apenas com “tapa-buracos”, já estamos cansados de esperar. A população ameaça fazer outra manifestação se não for resolvido”.

O superintendente do DNIT informou que estas obras de manutenção serão realizadas em parceria com a Secretaria de Estado dos Transportes (SETRAP) e que já estariam disponíveis 20 toneladas de massa asfáltica para os serviços. “Sei que esse volume não resolverá a situação, que é apenas um paliativo, mas é impossível trabalharmos agora. Em todo Brasil temos pelo menos seis meses de verão para fazer essas correções, no Amapá esse período se resume, quando muito, a quatro meses”, explicou. Em seguida, afirmou que o processo de licitação para troca integral da pavimentação deste trecho está em andamento e que espera iniciar as obras ainda neste ano de 2015.

Em 2010, o senador Randolfe destinou emenda de bancada de R$20 milhões para a pavimentação de parte da BR-210, mas o recurso foi contingenciado.

Rodovia BR-156
O senador Randolfe Rodrigues também tratou sobre a questão da BR-156, que tem apresentado inúmeros problemas, deixando inclusive a cidade de Oiapoque isolada. “Nós já solicitamos a intervenção do exército para finalizar essa obra, inclusive apresentamos a proposta ao Governo do Amapá. Sem dúvida é uma vergonha o que tem acontecido”, afirmou o senador.

São quase 600 Km entre o Oiapoque e Macapá, e 369 Km entre Macapá e Laranjal do Jari, totalizando 964 Km quilômetros de rodovia. Aproximadamente 120 km entre Oiapoque e Calçoene, não são pavimentados.

“A BR-156 tem importância fundamental para o Brasil porque será a rodovia de ligação entre o Brasil e a Guiana Francesa, ou seja, entre o Brasil e a Europa, a partir da travessia na ponte binacional no rio Oiapoque. As obras não podem continuar paralisadas”, pontuou Randolfe.


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