Dorinaldo Malafaia alerta sobre possível desertificação da Amazônia
Deputado amapaense é um dos autores de pedido para realização de audiência pública sobre a região, na Câmara Federal
Douglas Lima
Editor
Na manhã desta terça-feira, 2, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), o deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) alertou que de acordo com observações científicas a floresta amazônica pode chegar, em poucas décadas, a um processo de colapso, sem chance de recuperação, podendo ser convertida a um deserto ou mesmo a um bioma de savanas.
O parlamentar fez a observação para anunciar a audiência pública que acontece às 15h de hoje, na Câmara dos Deputados, para discutir o desmatamento da Amazônia, a pedido do próprio Malafaia em conjunto com os colegas Airton Faleiro (PT-PA), Célia Xakriabá (Psol-MG), Dilvanda Faro (PT-PA) e Paulo Guedes (PT–MG).
A audiência pública, promovida pela Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados, acontecerá no plenário 12. No programa radiofônico, Dorinaldo Malafaia citou a expressão ‘ponto de não retorno’ que, segundo ele, foi cunhada por dois cientistas acerca do que o desmatamento e outros fatores podem provocar na região.
O deputado acrescentou que o motivo da catástrofe que pode acontecer na Amazônia vai além do desmatamento, envolvendo também aumento das temperaturas, secas extremas e incêndios. Ele garantiu que a audiência pública não apenas debaterá a situação, mas também apresentará alternativas para combater o atual modelo de tratamento à região.
Deixe seu comentário
Publicidade