Eleições 2022: convocação de mesários e pessoal de apoio logístico segue até o dia 3 de agosto
Trabalho oferece diversos benefícios, como isenção na taxa de inscrição para concursos públicos no Amapá
No período de 5 de julho a 3 de agosto, juízes eleitorais devem nomear mesários, mesárias, membros das mesas receptoras de votos e de justificativas, além de pessoas que irão atuar como apoio logístico dos locais de votação nas Eleições 2022. Eleitores com idade acima de 18 anos, com situação eleitoral regular podem ser convocados para trabalhar no dia da votação. No Amapá, convocações são feitas por meio de cartas, edital ou pelo canal de WhatsApp. No estado serão necessários 7300 mesários para atuar nas eleições.
O treinamento para os colaboradores será feito em três modalidades: presencial, EAD e pelo aplicativo do Mesário, realizado por servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP).
Candidatos e seus parentes de até o segundo grau, além de integrantes dos diretórios de partidos que exercem função executiva, agentes e autoridades policiais, trabalhadores com cargos de confiança do Executivo e participantes da Justiça Eleitoral são impedidos de ser convocados.
Mesários são os membros das Mesas Receptoras de Votos, divididos em: Presidente, 1° e 2° Mesários e Secretário. Eles são responsáveis em organizar os trabalhos das seções eleitorais no dia da votação, receber os eleitores, colher e conferir a assinatura no caderno de votação e liberar a urna para o voto.
Vantagens
Além de colaborar ativamente para o maior evento democrático do país – as eleições, os mesários possuem uma série de vantagens. Em 2022 a novidade é a Lei Nº 2.559, de 10 de maio de 2021, que assegura a isenção da taxa de inscrição concedida aos mesários eleitorais em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estatual no âmbito do Estado do Amapá.
Além disso, é possível validar o serviço como horas complementares nas instituições de ensino superior conveniadas, direito a dois dias de folga a cada dia trabalhado como mesário – sem perdas salariais – sendo que os dias de treinamento também contam como horas trabalhadas.
Quando previsto no edital, o mesário voluntário tem vantagens em caso de empate em concurso público.
Deixe seu comentário
Publicidade