“Eleições tranquilas em todo o estado”, avalia presidente do TRE-Amapá
“Em todos os municípios, salvo pequenas intervenções que foram necessárias a atuação das forças de segurança, na maioria tudo ocorreu na mais absoluta paz”, diz desembargador Carmo Antônio
O presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Carmo Antônio de Souza, avaliou positivamente o andamento das eleições municipais de 2024 no estado. Após o encerramento da votação, o desembargador falou por telefone com todos os juízes eleitorais que atuaram nas dez zonas do Amapá e com os juízes auxiliares, para saber como transcorrera o pleito nos 16 municípios amapaenses. Ele destacou que todas as seções eleitorais abriram conforme o previsto, às 8h da manhã, sem atrasos significativos.
“Em todos os municípios, salvo pequenas intervenções que foram necessárias a atuação das forças de segurança, na maioria tudo ocorreu na mais absoluta paz. Em muitas cidades, não tivemos nenhum tipo de infração, mas o fundamental é que tudo correu dentro do planejado”, disse o desembargador.
Trocas de urnas
Segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-AP, ao longo do dia foram substituídos apenas nove equipamentos em todo o estado, um número considerado pequeno e atribuído à renovação do parque de urnas eletrônicas no Amapá.
Energia Elétrica
No que diz respeito ao fornecimento de energia elétrica, a CEA Equatorial informou que houve apenas uma interrupção no fornecimento de energia, no município de Tartarugalzinho, o que no entanto não prejudicou o andamento da votação, já que as urnas possuem bateria com duração de dez horas. Na capital, não houve intercorrência. A concessionária apresentou à Justiça Eleitoral um plano preventivo de manutenção.
Fiscalização da propaganda
A Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, que percorreu as ruas da região metropolitana de Macapá desde as primeiras horas da manhã, registrou 41 ocorrências de derramamento de santinhos em frente a locais de votação. O material gráfico foi fotografado e os candidatos responsáveis foram devidamente notificados para a coleta do material.
Ocorrências
O Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições 2024 (CICCE) recebeu 23 denúncias e encaminhou 13 infratores à delegacia de polícia. Entre as infrações registradas estavam transporte ilegal de eleitores (5 casos), compra de votos (5 casos), prática de boca de urna (1 caso), recusa em seguir instruções da Justiça Eleitoral (1 caso) e violação do sigilo do voto (1 caso).
Em termos de incidentes, foram registrados 36 casos:
- 21 compras de votos
- 5 casos de boca de urna
- 8 casos de transporte irregular de eleitores.
- 1 caso de Violação do sigilo do voto
- 1 recusa do cumprimento de instruções da Justiça Eleitoral
Ao todo, a operação resultou na apreensão de R$ 13.042 em dinheiro, possivelmente relacionados a crimes eleitorais.
Deixe seu comentário
Publicidade