Diário Política

Eleitoras e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem solicitar transferência temporária de seção

Solicitação poderá ser feita em qualquer cartório eleitoral até o dia 18 de agosto


Até o dia 18 de agosto de 2022, eleitoras e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, poderão solicitar a transferência temporária para votar em qualquer seção à sua escolha e conveniências.

 

O requerimento, deverá ser feito em qualquer cartório eleitoral mediante apresentação de documento oficial com foto, indicando o local de votação de sua preferência, nos limites da circunscrição do pleito. A solicitação poderá ser feita pelo próprio interessado ou por meio de curadora ou curador, apoiadora ou apoiador, ou procuradora ou procurador, acompanhado de auto declaração ou documentação comprobatória da deficiência ou dificuldade de locomoção.

 

Novos recursos de acessibilidade nas urnas

Neste mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou novos recursos de acessibilidade nas urnas eletrônicas que serão utilizadas nos pleitos de 2022, entre elas, a aprimoração dos softwares que facilitam a votação de pessoas com deficiência visual, com melhorias na sintetização de voz.

 

O outro recurso apresentado, facilitará a votação de pessoas com deficiência auditiva, que poderão contar com o auxílio de um vídeo feito por uma intérprete de libras indicando qual o cargo a pessoa está votando.


Deixe seu comentário


Publicidade