Política

Encontro do governador com secretária da Califórnia pode potencializar comunidade de startups no Amapá

Clécio Luís lidera comitiva que leva a voz amapaense para as discussões na conferência da ONU, realizada no Azerbaijão


 

A 29ª Conferência da ONU pelas Mudanças Climáticas (COP29), realizada no Azerbaijão, possibilita, além de discutir o clima, o encontro de governos para compartilhar iniciativas e propor parcerias. Na quarta-feira, 13, o governador Clécio Luís se reuniu com a secretária de Proteção Ambiental do estado da Califórnia, Yana Garcia, e propôs parceria para startups na Amazônia.

 

 

“Gratidão pela possibilidade de explorar essa união com o estado do Amapá. Todos os nossos parceiros subnacionais e nacionais são muito importantes, e buscamos levar à COP30, em Belém. Muito feliz por conhecer o governador Clécio Luís, e estamos ansiosos para visitar o Amapá em breve”, compartilhou Yana Garcia.

 

A Califórnia, estado no oeste dos EUA, sedia uma região chamada de Vale do Silício, que abriga escritórios de startups e também de grandes empresas de tecnologia, como Google, Apple, Meta e Microsoft. No Amapá, um grupo de empreendedores responsáveis por startups criaram a comunidade Tucuju Valley, para apoiar iniciativas que estão se consolidando no mercado.

 

A parceria pode aproximar essas regiões nesse sentido, compartilhando experiências e aprimorando a economia na Amazônia amapaense. Para o Governo do Amapá, o desenvolvimento, promovido com sustentabilidade, é uma importante estratégia para gerar renda para a população e, assim, manter políticas de preservação e proteção das florestas.

 

“Eles têm o Vale do Silício, nós temos a Tucuju Valley e tratamos de muitas possibilidades de cooperação nessa linha de preservar o meio ambiente e desenvolver o Amapá social e economicamente. Foi uma bela reunião, estamos ansiosos para construir essa relação, gerar desenvolvimento e manter a floresta em pé”, ressaltou Clécio Luís após a reunião bilateral.

 

Acompanharam o encontro o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento do Amapá, Wandenberg Pitaluga; o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá, Gutemberg Vilhena; a secretária do Meio Ambiente, Taísa Mendonça; o presidente da Justiça do Amapá, desembargador Adão Carvalho; e o juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Paulo Isan Coimbra.

 

COP29

A delegação do Amapá fica ao longo desta semana na COP, mas a programação segue até 22 de novembro, no Azerbaijão. O grupo é liderado pelo Governo do Estado e composto por vários entes como o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8).

 

A COP é uma reunião anual entre os países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Nele, chefes de estados e outras autoridades governamentais debatem soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida no planeta.

 


Deixe seu comentário


Publicidade