Encontro internacional fortalece ações entre Amapá e Guiana Francesa
COOPERAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE
Fortalecer a cooperação entre o governo do estado do Amapá e a Guiana Francesa é o ponto alto de discussão durante a Reunião do Subgrupo Saúde na Fronteira, promovida hoje e amanhã na cidade de Caiena, no território francês. Comissões do Ministério da Saúde, Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, Saúde Indígena e Mental, Prefeitura de Oiapoque e Governo Francês, estabelecerão diretrizes e soluções conjuntas dos principais agravos que acometem a região.
A reunião do subgrupo acontece a cada dois anos com foco nas ações estratégicas de prevenção e controle de doenças. Na ocasião, as delegações pactuam serviços e pesquisas com propostas de interesse conjunto.
Além de discussões pontuais contra doenças vetoriais e o combate às doenças sexualmente transmissíveis (DST) já acordadas anteriormente, o encontro vai ampliar a discussão para outros agravos como suicídio e qualidade da água para consumo. “Devido ao índice alto de suicídio nos dois países, os governos decidiram estender a prevenção na área da saúde mental”, disse a presidente do Comitê Gestor Estadual de Saúde na Região de Fronteira entre Brasil e França, Silvia Maués.
Segundo Maués, a reunião entre as autoridades dos dois países é um estímulo para continuar a construção diária da integração entre Oiapoque e Guiana Francesa. “Nosso compromisso é de sermos facilitadores desse processo, o que resultará em ações positivas para melhorar o acesso ao tratamento ao paciente de ambos os lados”, comentou Maués.
Há 25 anos Brasil e França declararam cooperação, e uma das prioridades é a efetivação de ações relacionadas à saúde na fronteira. Os convênios no campo da saúde geraram avanços importantes e benefícios para ambos os governos, principalmente na área de prevenção, diagnóstico e luta contra as DSTs.
Deixe seu comentário
Publicidade