Entrega da nova Estação de Tratamento de Água de Santana triplica abastecimento
Concessionária de Saneamento do Amapá, a CSA, antecipa cronograma e promete universalização até 90% do perímetro urbano até o fim do ano.

Cleber Barbosa
Da Redação
A Nova ETA Santana, uma das maiores obras de saneamento do Amapá e a maior do município santanense, vai garantir maior segurança operacional e capacidade de produção de água tratada para atender todo o município na área urbana. O investimento feito pelo Grupo Equatorial, através da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), é de R$ 25 milhões.
Uma concorrida cerimônia marcou a inauguração da unidade, com a presença de diversas autoridades estaduais, como o governador Clécio Luís, do senador Davi Alcolumbre (UNIÃO/AP), além de parlamentares federais, estaduais, vereadores e o prefeito Bala Rocha.
Augusto Dantas, presidente do Grupo Equatorial no Amapá, destaca que a nova ETA possui 8 floculadores, 4 decantadores e 2 filtros, além da instalação de 2 novas elevatórias de distribuição de água tratada, compostas cada uma por 3 bombas automatizadas, que abastecem o sistema Central e o sistema de Igarapé da Fortaleza. “Todos os investimentos garantem à população de Santana uma melhora considerável na entrega do serviço. Antes da reforma era entregue à população 120 litros de água por segundo, após a modernização 370 litros de água por segundo são produzidos, triplicando o volume de água tratada e distribuída”, reforça o executivo.
Os moradores de 15 bairros de Santana são abastecidos pelo sistema da ETA Santana, são eles: Nova União, Nova Brasilia, Central, Provedor 1, Provedor 2, Igarapé da Fortaleza, Monte das Oliveiras, Vila Amazonas, Daniel, Novo Horizonte, Remédios 1, Remédios 2, Hospitalidade, Comercial e Ambrósio. Os bairros Igarapé da Fortaleza e Ambrósio que não tinham abastecimento de água, passaram a ter abastecimento todos os dias com a entrega da estação. A chegada do serviço a esta região representa um marco histórico e encerra o sofrimento de anos enfrentado pela população.
Melhorias para Santana
Os investimentos do Grupo Equatorial continuam no município. Com a Nova ETA, a CSA terá capacidade de atender 100% da área urbana do município. Mas, para isso acontecer, a empresa está atuando em outras frentes de trabalho. Uma destas frentes, é a construção de um novo reservatório que atenderá os bairros Paraíso e Fonte Nova com suporte para dois milhões de litros de água para reduzir as demandas de intermitências na comunidade.
Deixe seu comentário
Publicidade