Estado dialoga com representantes de sindicatos para tratar de reajustes salariais
Governo anunciou aumento linear de 5,6% para os servidores públicos com retroativo a partir de abril.
O Governo do Amapá mantém as discussões com servidores públicos para tratar de reajustes salariais. Tendo a transparência como base do diálogo, nesta terça-feira, 11, o governador Clécio Luís recebeu representantes de sindicatos no Palácio do Setentrião.
Na última quarta-feira, 5, o Comitê Permanente de Valorização do Servidor Público anunciou o reajuste linear de 5,6% da data-base do funcionalismo. A proposta ainda precisa passar pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).
O valor foi dado com base no IPCA de fevereiro. O percentual linear concedido é o máximo possível para que o Estado se mantenha dentro dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
No encontro desta terça-feira, que reuniu representantes da saúde, militar e socioeducativo, o governador ressaltou a condição financeira do Amapá como uma das dificuldades para um reajuste maior.
“Precisamos aumentar a receita. Por enquanto a nossa condição financeira ainda é difícil. Nós queremos dialogar e encontrar as saídas, progredir na negociação, mas não podemos decidir algo que chegue a parcelar e atrasar salários”, destacou Clécio Luís.
O aumento contempla mais de 22 mil servidores ativos e inativos e vai fazer a folha de pagamento gerar R$ 176 milhões por mês. O valor tem como base o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do mês de fevereiro, que deve ficar em torno de 5,36% no mês de março, ou seja, abaixo do valor do reajuste.
O Comitê continuará se reunindo com os sindicatos para dialogar e avançar nas pautas específicas das categorias. Participaram da agenda desta terça o secretário da Administração, Paulo Lemos, e ainda os deputados estaduais Alliny Serrão, presidente da Alap; Pastor Oliveira, líder do governo na Alap; Jory Oeiras; e Aldilene Souza.
Deixe seu comentário
Publicidade