Estudantes e professores do IFAP vão colaborar com o Teste de Integridade das urnas eletrônicas
Alunos e professores da instituição preencheram aproximadamente 1.500 cédulas para o Teste de Integridade
Os alunos do Instituto Federal do Amapá (IFAP) também colaboraram com a transparência do processo eleitoral. Na tarde de quinta-feira, 3 de outubro, o pró-reitor de Pesquisas do IFAP, Welber Carlos Andrade, reuniu-se com a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) para entregar cerca de 1.500 cédulas preenchidas por voluntários, que são estudantes e professores da instituição, além de eleitores e eleitoras das 2ª e 10ª Zonas Eleitorais de Macapá. As cédulas servirão de base para a auditoria e comparação dos votos durante o Teste de Integridade das urnas, realizado no domingo da votação.
O pró-reitor Welber Carlos Andrade destacou a importância da participação do IFAP no Teste de Integridade das urnas eletrônicas, afirmando que essa colaboração reforça o papel das instituições acadêmicas no fortalecimento da democracia.
“Estudantes e professores do IFAP estão engajados em uma missão crucial, que é fiscalizar e garantir a lisura do processo eleitoral. É uma oportunidade de aprendizado e de colaboração para um processo eleitoral seguro e transparente”, afirmou.
Auditoria da Votação Eletrônica
O teste, que ocorre no mesmo horário da votação oficial, das 8h às 17h, tem como objetivo conferir a integridade e a segurança das urnas utilizadas no pleito. Todos os processos de auditoria serão registrados por câmeras e transmitidos ao vivo pelo canal do TRE-AP no YouTube, garantindo total transparência e possibilitando a análise de qualquer divergência entre os votos manuais e os eletrônicos.
Deixe seu comentário
Publicidade