Política

Exemplo no Amapá, pedagogia restaurativa é debatida na Câmara Federal

Colegiado de parlamentares trata do assunto no dia seguinte ao 25º ataque a escolas no Brasil, desde abril passado


 

Douglas Lima
Editor

 

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados debate, nesta terça-feira, 24, com início às 16h, a contribuição da pedagogia restaurativa no enfrentamento à violência nas escolas, a pedido da parlamentar amapaense, Professora Goreth, além de Reimont (RJ) e Jorge Goetten (SC).

 

O Cedes é um colegiado composto por 23 parlamentares, funcionando como órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado à análise e discussão de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do Brasil.

 

Nesta terça-feira, os deputados devem discutir a experiência da pedagogia restaurativa criada no Amapá na gestão da Professora Goreth como secretária estadual de educação, no então governo do hoje ministro da integração e do desenvolvimento regional, Waldez Góes.

 

A pedagogia restaurativa foi apresentada na Câmara Federal, pela própria Professora Goreth, na forma de projeto de lei já aprovado para aplicação em nível nacional. Na manhã desta terça, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), a parlamentar falou sobre o assunto.

 

Goreth disse que a pedagogia restaurativa é um novo conceito aplicado nas escolas para conscientizar os alunos da necessidade da cultura da paz e levar isso para a sociedade, que enfrenta uma situação difícil no que diz respeito à violência. “Mas para isso, também é necessário o envolvimento de várias entidades e órgãos, como o próprio Ministério da Educação”, ressaltou a deputada.

 

O debate do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara Federal ocorre no dia seguinte ao ataque de um adolescente de 16 anos que matou a tiros uma estudante e feriu outras duas na Escola Estadual Sapopemba, em São Paulo. Com esse caso, subiram para 25 os ataques a escolas no Brasil, desde abril passado.

 

O atirador era aluno do colégio e teria atirado contra colegas por sofrer bullying. Ele foi apreendido pela Polícia Militar. A Professora Goreth, no ‘LuizMeloEntrevista’, registrou que se houvesse a aplicação da pedagogia restaurativa, na escola paulistana decerto a tragédia não teria ocorrido, porque o bullying praticado contra o aluno teria sido detectado e contornado.

 

“A escola é local para relações saudáveis, de respeito. Com isso se diminui a violência e reverbera na sociedade. Faço a defesa que busca restaurar as relações entre as pessoas; devemos aprender a viver em paz e para isso há a pedagogia restaurativa como um instrumento”, alertou a Professora Goreth.

 


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