Fátima Pelaes participa de reunião em defesa da mulher no Chile
Fátima Pelaes concentrou sua fala na questão da autonomia econômica e empoderamento das mulheres no Brasil. A explanação foi acompanhada de dados sobre o mercado de trabalho nacional.
“No primeiro trimestre de 2015, no Brasil, os homens representavam 57,3% da população empregada, mesmo que as mulheres sejam mais da metade, 52% da população em idade produtiva”. A declaração foi feita pela secretária de políticas para as mulheres, Fátima Pelaes, em Santiago do Chile, nesta semana, durante reunião preparatória para a XIII Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe, a ser realizada em outubro em Montivideo (Uruguai).
Fátima Pelaes concentrou sua fala na questão da autonomia econômica e empoderamento das mulheres no Brasil. A explanação foi acompanhada de dados sobre o mercado de trabalho nacional.
Fátima fez questão de enfatizar que, em termos brasileiros, a mulher permanece em desvantagem ao homem na questão trabalhista. Ao abordar a questão da violência de gênero, a representante brasileira fez um relato das atividades desenvolvidas pelo Programa “Mulher, Viver sem Violência”, a Central de Atendimento à Mulher(o Ligue-180) e o trabalho realizado pela Casa da Mulher Brasileira.
Compromisso – América Latina e Caribe já haviam se comprometido em colocar a igualdade de gênero como prioridade e no centro dos debates da chamada Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação que busca fortalecer a paz com mais liberdade.
Segundo Fátima Pelaes, a reunião do Chile se concentrou nos desafios e dificuldades para a implementação da agenda regional de gênero, “que resume o compromisso de cada Governo em relação aos direitos da mulher”. O documento produzido no final do encontro servirá de referência para a reunião de outubro na capital uruguaia.
Deixe seu comentário
Publicidade