Política

Furlan lidera primeira intenção de votos para prefeito de Macapá

Contudo, espontaneamente, pesquisa revela que 52,6% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar para futuro gestor da capital


 

Foi divulgada nesta quinta-feira, 23, a primeira pesquisa de intenção de votos dos macapaenses para as eleições municipais de 6 de outubro, que escolherão os futuros prefeito e vice-prefeito da capital amapaense.

 

A pesquisa também fez a avaliação da gestão do atual prefeito Antônio Furlan, e do governador Clécio Luís, bem como a atuação de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do país.

 

A consulta popular foi realizada pelo Instituto Paraná entre os dias 17 e 22 de maio passados e registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número AP-07537/2024.

 

Segundo o Instituto Paraná, a amostra representa a avaliação de oitocentas pessoas ouvidas no município de Macapá.

 

O Instituto afirma que a pesquisa atinge grau de confiança de 95,0% para a margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.

A avaliação revela que a maioria do eleitorado macapaense, espontaneamente, ainda não sabe em quem votar para  futuro prefeito de Macapá – 52,6%. Porém, o atual gestor Antônio Furlan obtém 40,5% da preferência popular, com os outros candidatos não atingindo, cada um, nem 1% dos entrevistados.

 

Quando estimuladas, ou seja, com a lista dos candidatos, as pessoas consultadas na pesquisa elegeriam Furlan com 74,3% dos votos.

A consulta também aferiu o grau de rejeição aos nomes expostos como candidatos a prefeito: Gilvam Borges apresenta a maior rejeição do eleitor, 43,4%. Antônio Furlan é rejeitado por 8,5% dos entrevistados.

 

A pesquisa do Instituto Paraná também avaliou o desempenho da administração do prefeito de Macapá, descobrindo que 80,2% da população do município a acham ótima; 26,3% boa; 8,4% ruim; e 3,8%, péssima.

O governador Clécio Luís, por sua vez, segundo a pesquisa, tem 35,8% da população favoráveis à gestão que ele realiza, apresentando-a como ótima; 23,5% a qualificam boa.

Para os brasileiros, a gestão do presidente Lula é aprovada por 46,8% do universo da população do país, enquanto 49,4% a reprovam, segundo a pesquisa do Instituto Paraná. Entre os entrevistados, 3,9% não souberam responder ou não opinaram.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade