Política

GEA e Fundo Nacional da Educação lançam programa ‘FNDE chegando junto’

Cerimônia ocorreu no Sebrae-AP nesta segunda-feira, 25, com presença da presidente da autarquia, Fernanda Pacobahyba; Amapá é o primeiro estado a receber a ação


Fotos: Wallace Fonseca/DA

 

Wallace Fonseca
Estagiário

 

Ocorreu na manhã desta segunda-feira, 15, no auditório do Sebrae-AP, a cerimônia de lançamento do programa ‘FNDE chegando junto’. A solenidade contou com a presença do governador Clécio Luís e da presidenta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba. O Amapá é o primeiro estado a receber o programa.

 

 

O FNDE chegando junto oferece assistência técnica e auxilia na gestão de recursos voltados à educação do estado e municípios. Por meio de palestras e atendimentos individuais, os gestores vão receber orientações para aprimorar o monitoramento da prestação de contas com foco no aperfeiçoamento dos índices e resultados educacionais da região.

 

Estiveram presentes na solenidade as seguintes autoridades, além do governador Clécio e de Fernanda Pacobahyba: secretária estadual da educação, Sandra Casemiro; Karla Cristina, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação; Carlos Sampaio, presidente da Associação de Prefeitos do Estado do Amapá; e Iaci Pelaes, promotor de justiça da educação do MPE, entre outros.

 

 

“É um encontro pioneiro que nós modelamos no início do ano passado e que tem o intuito de abraçar duas regiões importantes para o FNDE. Uma é o estado do Amapá e a outra é a região do Marajó, no Pará. Vemos uma possibilidade de crescimento muito grande, chegando junto na execução dos recursos. Melhorar a qualidade da alimentação e do transporte escolar, acreditamos que aqui existe uma ambiência para isso”, falou a presidenta Fernanda.

 

 

“O propósito principal é ter o governo federal, através do MEC, sobretudo do FNDE, que é uma fonte de financiamento da educação próximo da gente; nós nos ressentimos muito dessa distância e esse programa e a presença da presidente da FNDE aqui representa isso; é chegar junto mesmo, precisamos de uma mão amiga para enfrentar os problemas e desafios da educação, que são muitos”, disse o governador Clécio Luís.

 

 

Clécio falou que a parceria com o FNDE vai ajudar a resolver “problemas crônicos” da educação e ajudar os novos desafios, citando a modernidade dos espaços de ensino. “Aquilo que o mundo exige da gente obviamente exige dos estudantes também; somos privilegiados de sermos o primeiro estado a ter essa experiência com o FNDE”, concluiu.

 


Deixe seu comentário


Publicidade