Política

GEA lança Fundo para a Vida e assina termo de Gestão Compartil

Em parceria internacional com a organização ambiental conservação internacional e o fundo brasileiro para a biodiversidade



 

Como parte das diretrizes do novo Plano Plurianual do Amapá (PPA), com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e ambiental do estado, o governo do Amapá, em parceria com a Organização Ambiental Conservação Internacional (CI-Brasil) e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), lançará no dia 1º de junho, o Projeto Mecanismos de Sustentabilidade Financeira (Fundo para Vida) no Estado.

Na ocasião, também será assinado o termo de adesão à iniciativa de Gestão Compartilhada do Bloco das Áreas Protegidas do Escudo das Guianas. O evento ocorrerá no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, às 19h30.

Através do projeto, a CI-Brasil por meio Global Consevation Fund (GCF) doará R$ 5 milhões para o fundo. Essa receita será destinada à consolidação e manutenção das áreas protegidas no corredor da biodiversidade do estado.

O Fundo para a Vida será um recurso permanente com a função de gerar recursos contínuos para as unidades de conservação do Estado do Amapá, através do rendimento de aplicações financeiras, alinhado às diretrizes do PPA, que será construído de forma participativa com a sociedade.

A estrutura do fundo está sendo construída pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amapá, junto com a Funbio e com apoio da Fundação Gordon e Betty Moore, e CI-Brasil. A ação ainda prevê a captação de novos e diversificados recursos, agilidade de execução e flexibilidade para a alocação nas áreas protegidas, de forma que seja adaptável à conjuntura e às reais necessidades das unidades.
A aplicação dos recursos será submetida ao Conselho Deliberativo do Fundo, composto por membros da sociedade civil e órgãos públicos.


Deixe seu comentário


Publicidade