Política

Governador anuncia construção do Centro de Tratamento Oncológico do Amapá

Clécio Luís deu declaração ao receber equipamentos de radioterapia que serão instalados no local da obra em conclusão, atrás do Hospital de Amor, Infraero 2, zona norte de Macapá


Foto: Joelson Palheta/DA

 

Douglas Lima
Editor

 

O governador Clécio Luís recebeu nesta segunda-feira, 16, os equipamentos do novo Centro de Radioterapia do Amapá. Os aparelhos, de última geração, são uma braquiterapia, um acelerador linear e o conjunto de equipamentos para planejamento da radioterapia dos pacientes que farão tratamento de câncer no estado.

 

 

Clécio adiantou que no local, na rodovia Norte-Sul, atrás do Hospital de Amor, Infraero 2, zona norte de Macapá, está sendo construído o grande Centro de Tratamento Oncológico do Amapá, resultado de acerto com o senador Davi Alcolumbre, que inclusive já articulou e colocou recursos.

 

 

O governador explicou que o Centro será composto de atendimento, ambulatório, consultório e tratamentos quimioterápicos e radioterápicos. Ele garantiu que o local para cuidados sobre o câncer atenderá toda a demanda local de pacientes e terá condições de também trabalhar com pessoas de outros estados com exames de radioterapia.

 

Os aparelhos entregues nesta segunda-feira são de última geração, em valor superior a R$ 16 milhões em investimentos do Programa de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde, articulados pelo senador Davi Alcolumbre.

 

 

Agenilson Silva, da ONG Carlos Daniel, que esteve no recebimento, identificou a chegada dos equipamentos como um passo muito grande dentro da oncologia no estado e que isso alivia os seus anseios de mais de nove anos em defesa de um tratamento oncológico no Amapá.

 

 

Cláudio Reis, médico especialista em radiooncologia, responsável técnico pela instalação dos equipamentos, disse que tudo será feito por fases, começando pelos procedimentos que levarão ao oferecimento da radioterapia; depois haverá a climatização da obra para então acontecer a instalação propriamente dita dos equipamentos que após ainda serão submetidos a análises da Comissão Nacional de Energia Nuclear e da Anvisa.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade