Governador Clécio autoriza imediata construção do novo HE
Assinatura de ordem de serviço ocorreu com presença do senador Davi Alcolumbre, nesta segunda-feira, 18; novo prédio terá cinco andares, 212 leitos e equipamentos existentes nos principais hospitais do país
Wallace Fonseca
Estagiário
O governador Clécio Luís assinou ordem de serviço para construção do novo Hospital de Emergência (HE) de Macapá, nesta segunda-feira, 18, em cerimônia com a presença do senador Davi Alcolumbre, secretária estadual de saúde, Silvana Vedovelli, e outras autoridades, além de funcionários públicos e gente do povo.
O novo prédio, que será construído em dois anos, terá área de 15 mil metros quadrados; cinco andares, 212 leitos, seis salas no Centro Cirúrgico de Multiespecialidades, Central de Diagnóstico por Imagem, serviços de diálises, apoio técnico na área administrativa e heliporto. O governador afirmou que o HE será dotada de equipamentos novos existentes nos melhores hospitais do país.
Entre os presentes também estiveram o secretário estadual de infraestrutura, David Covre; diretor-presidente da Setrap, Valdinei Amanajás; prefeitos de Santana, Bala Rocha, e de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, entre outros, bem como representantes da empresa responsável pelas obras hoje mesmo iniciadas.
“Depois de 50 anos, estamos construindo o primeiro hospital de Macapá com essa grandeza. A maioria dos hospitais foi construída no governo Janary. Depois de muitas reformas e puxadinhos, nós vamos construir de fato um novo HE. A importância disso é gigantesca”, celebrou o governador Clécio.
O gestor também pontuou a importância da nova casa de saúde para atender a população da capital, que aumentou: “Quando o HE foi construído, Macapá tinha cerca de 40 mil habitantes, agora tem mais de meio milhão e ainda tem mais trezentas mil pessoas das ilhas do Pará. O hospital realmente não consegue mais cumprir seu papel de urgência e emergência. Essa será a maior obra física civil do estado do Amapá”, disse o governador.
A obra conta com investimentos de R$ 129 milhões em recursos articulados pelo senador Davi Alcolumbre com contrapartida do Tesouro Estadual. A área, que fica atrás do atual HE, no centro da capital, foi cedida pelo Exército Brasileiro, também por articulação do parlamentar. O local era ocupado por residências para oficiais do Exército.
“Felicidade e satisfação de estar cumprindo com nossa obrigação em uma área muito sensível. No HE, que é o primeiro atendimento de emergência de cada amapaense, quando tem um problema de saúde. Ser parte deste sonho, ter viabilizado a doação da área com o Ministério da Defesa. Esses recursos estão caracterizados no Ministério da Saúde como hospital de grande porte”, disse o senador Davi.
Deixe seu comentário
Publicidade