Política

Governador Clécio Luís destaca importância do Zoneamento Ecológico Econômico

Detalhamento do território do Amapá reuniu diversas instituições de pesquisa da região e acompanhamento do Ministério do Meio Ambiente


 

Douglas Lima
Editor

 

A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) vota nesta terça-feira, 1, o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do estado. Sobre o assunto, o governador Clécio Luís, em entrevista exclusiva ao programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), reforçou a importância dos estudos para o crescimento econômico local.

 

O governador saudou a importância dos deputados Jesus Pontes, Rodolfo Vale, Junior Favacho, Jory Oeiras e Daisy Marques como membros da Comissão Especial que elaborou o relatório da ZEE encaminhado para votação plenária.

 

O gestor estadual informou que o Zoneamento Ecológico Econômico é consequência de estudo que mapeou todo do estado, registrando a área produtiva que o território pode oferecer. “Tiramos as reservas biológicas e extrativistas, parques e demais áreas de proteção, que somam 73,5% das terras; o quê sobrou tudo foi mapeado”, declarou.

 

Clécio disse que 27% cabe ao gestor e técnicos o que fazer nestas áreas para auxiliar no desenvolvimento econômico do estado, agora sabendo qual atividade pode ser desempenhada em cada região.

 

“O tipo de microclima, vegetação, relevo. Tudo isso gera segurança para que os empreendedores possam investir no Amapá. Em breve tudo estará em um aplicativo e vai trazer a maior segurança ambiental do país; queremos ser exemplo”, falou.

 

Os estudos para elaboração do ZEE começaram década dos anos 1990, sendo retomados em 2022, após anos de intensa pesquisa e estudos que envolveram o Iepa, Sema, Unifap, Ueap e muitos órgãos de fora do estado, além do Ministério do Meio Ambiente.

 

O governador, na entrevista, também fez alusão à COP30, a acontecer em novembro, em Belém, com o Amapá sendo um dos protagonistas e apresentador de 13 projetos no evento internacional, um deles, “o maior case de zoneamento do Brasil; é algo maravilhoso para as tomadas de decisão para o desenvolvimento do Amapá”, disse.

 


Deixe seu comentário


Publicidade