Política

Governador empossa 84 novos conselheiros estaduais de saúde

Novos membros têm a missão de fiscalizar e contribuir para a criação de políticas públicas na saúde


 

O Governo do Amapá deu posse a 84 novos conselheiros estaduais de saúde, que terão a missão de fiscalizar, executar e formular estratégias para a implementação e cumprimento de políticas públicas de saúde no Amapá de 2023 a 2025. A cerimônia, que aconteceu no Palácio do Setentrião, reuniu trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O atual presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Kliger Campos, falou do papel e da importância do comprometimento necessário que cada conselheiro deve ter na implementação e fiscalização das diretrizes do SUS.

 

“Estamos em um momento muito importante, entregando à sociedade 84 novos conselheiros para fiscalizar o SUS, a funcionalidade dos hospitais, as políticas públicas e as aprovações das contas do estado. O conselheiro tem uma tarefa muito importante frente ao SUS, espero que todos que estão chegando façam o seu melhor”, disse Kliger.

 

O vice-governador, Teles Júnior, comentou que, somente em 2023, houve um acréscimo de mais de R$ 200 milhões nos investimentos da saúde, para garantir a ampliação de leitos, reforma de hospitais, contratação de profissionais e, assim, melhorar a assistência no Amapá.

 

“O Conselho tem uma importância fundamental como órgão de assessoramento e na discussão das estratégias. O Amapá tem um Conselho Estadual de Saúde muito ativo, que tem participado das tomadas de decisão e tem acompanhado de forma independente as políticas públicas. Damos as boas-vindas e ressaltamos a importância desse órgão para o avanço da saúde amapaense”, pontuou Teles Júnior.

 

Representando o Ministério da Saúde no Amapá, o superintendente Roberto Bauer, que também tem um assento no Conselho, reconheceu a participação das entidades, que demonstraram interesse em garantir avanços para os usuários do SUS.

 

 

“Temos uma grande missão pela frente que é fazer com que o conselho seja unido e coeso para trabalhar pela  saúde da nossa população” disse Bauer.

 

Para a secretária de estado da saúde, Silvana Vedovelli, a união entre gestores, usuários e trabalhadores é fundamental para garantir uma saúde digna no estado.

 

“A Secretaria de Saúde sempre estará de portas abertas, assim como tenho certeza que o conselho sempre estará com suas portas abertas para que possamos trabalhar juntos”, enfatizou Silvana.

 

O representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e secretário de saúde do município de Oiapoque, Josimar Santos, ressaltou ser fundamental a união entre gestores e controle social para garantir ganhos para a população.

 

“Nós, enquanto Cosems, vivemos o controle social no dia a dia com o diálogo permanente entre gestores e conselhos. Gestor não é inimigo do controle social e nem o controle social é inimigo do gestor, porque todos somos instituições permanentes para lutar, organizar e planejar as ações do Sistema Único de Saúde”, enfatizou Josimar.

 

Nesta composição, 11 novas entidades irão fazer parte do conselho, uma delas é a Associação dos Ostomizados do Amapá (AOAP). A presidente da instituição, Rosinete Maria Paes, diz que a participação no Conselho garante voz diante as tomadas de decisões públicas.

 

“Ter uma cadeira no pleno do Conselho vai nos permitir participar das tomadas de decisões, intervir e fomentar políticas públicas que contribuam para uma melhor qualidade de vida da população amapaense”, comentou Rosinete, que se sente esperançosa e motivada com a nova missão.

 


Deixe seu comentário


Publicidade