Política

Governador esclarece tratativas para garantir habitação popular

Área que pertence à União é ocupada há mais de cinco anos e hoje possui milhares de famílias que moram em região da zona norte de Macapá


 

O governador do Amapá, Clécio Luís, se reuniu na quinta-feira, 19, com moradores do Parque Aeroportuário, na Zona Norte de Macapá, para esclarecer tratativas do estado acerca da garantia de moradia na região. A área, que pertence à União, foi ocupada há mais de cinco anos, se consolidou e hoje tem milhares de famílias habitando a região.

 

A área de um milhão de metros quadrados faz parte da Gleba Cumaú, conhecida como Área J, e foi solicitada pelo governo do estado à Superintendência de Patrimônio da União para que seja usada para habitação de pessoas em vulnerabilidade social.

 

 

“Esses moradores vieram para ouvir a verdade. Solicitamos a área do governo federal com destinação de moradia popular para quem precisa, com as casas que estão aqui. Com o repasse, vamos fazer o arruamento, pavimentação e mobilizar eletrificação e rede de água, garantindo o direito à moradia com dignidade. O diálogo foi com total transparência. O que todo mundo quer é ficar morando aqui, legalmente, com dignidade”, ressaltou Clécio Luís.

 

A implementação de projeto de habitação popular por meio de mutirão faz parte do Plano de Governo da gestão. Com o repasse da posse da área, o estado fará parcerias com empresas privadas, como a CEA Equatorial Energia e a Concessionária de Saneamento do Amapá, para consolidar serviços básicos na região e reduzir o déficit habitacional.

 

 

“Foram cinco anos de muito sofrimento, com medo de derrubarem as casas. O governador está encarando essa luta por nós e veio hoje falar que está correndo atrás. Estou muito feliz, muito agraciada”, comentou a cabeleireira Ana Queren, de 24 anos, que mora no Parque Aeroportuário.

 

Mobilização

O governador foi procurado pelo deputado estadual Rodolfo Vale para auxiliar na resolução da oficialização da área. Com apoio dos senadores Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre, o diálogo com o governo federal deve chegar a uma solução nos próximos meses.

 

 

“Além de resgatar a verdade, a visita mostra a transparência com que a gestão do governador Clécio Luís tem tratado as pessoas do Amapá, com respeito e transparência. Estamos respondendo a essas demandas com trabalho e verdade. E isso só vai dar certo com a união de todos os moradores”, ressaltou o deputado Rodolfo Vale.

 

Na reunião, o senador Randolfe Rodrigues anunciou a destinação de R$ 16 milhões em recursos federais para a realizar a urbanização da área a ser repassada pela União aos moradores.

 

“Colocamos o recurso a partir da solicitação do governador Clécio Luís, que desde o começo acreditou que aqui seria um bairro. Será utilizado para estruturar essa área, em conjunto com o trabalho que está sendo feito pelo governo do estado”, citou o senador Randolfe Rodrigues.

 

Política habitacional sólida e eficaz no Amapá 

Em 1 ano e 8 meses, foram entregues pela gestão 1.512 moradias, entre casas e apartamentos. Em maio deste ano, o governador Clécio Luís inaugurou o Residencial Vila dos Oliveiras, com 512 unidades, e em 2023, cerca de mil pessoas foram beneficiadas no Conjunto Miracema. Quando prefeito, Clécio Luís foi o gestor que mais entregou moradias populares, com os habitacionais São José, Mestre Oscar Santos e Jardim Açucena, todos em Macapá.

 


Deixe seu comentário


Publicidade