Governo do Amapá convoca mais 616 candidatos do concurso da Educação
Em 10 meses da nova gestão, foram chamados candidatos de 8 concursos, o que representa uma marca histórica na administração pública
Nesta segunda-feira, 13, o governador Clécio Luís convocou mais 616 candidatos do cadastro reserva do concurso público. São 556 professores, 15 pedagogos e 45 cuidadores.
As vagas de tradutor, também abertas no certame, foram todas preenchidas na primeira chamada e não teve cadastro de reserva. Agora, os novos convocados passarão pela etapa documental do concurso da Secretaria de Estado da Educação, que ocorrerá no período de 4 a 12 de dezembro.
De acordo com o governador Clécio Luís, o chamamento obedeceu a critérios importantes da administração pública: a necessidade da mão de obra com novos servidores e a capacidade orçamentária para o pagamento dos salários. Em 10 meses de gestão, foram chamados candidatos de 8 concursos, o que representa uma marca histórica.
“Esses critérios valem para professores, pedagogos, policiais, todas as categorias com concursos em andamento. Existe a necessidade e o orçamento para poder honrar no final do mês o pagamento de cada trabalhador. Hoje [segunda-feira] nós estamos há 10 meses e 13 dias de gestão, e já chamamos 600 policiais militares, mais 300 bombeiros, chamamos a última turma do cadastro reserva da Polícia Civil, lançamos os concursos da Ueap, e agora a convocação da Educação. São 8 concursos, de categorias diferentes, sendo chamados nessa quantidade. Estamos estruturando o Estado para isso”, comemorou Clécio Luís.
Os novos professores, por exemplo, já entram com um salário de carreira inicial no valor de R$ 5.408,66, acima do piso nacional da Educação. “Desejamos que sejam profissionais que venham com o espírito público, para acolher nossos estudantes e fortalecer a educação do Amapá”, completou o governador.
Marcada pela emoção, a cerimônia de convocação contou com representantes de várias categorias e do sindicato da classe. A candidata Lara Silveira, agradeceu ao governador e a todos que compõe a gestão pelo esforço político de fazer a segunda convocação do concurso.
“Nós estamos muito felizes em ver a sensibilidade do Governo do Amapá. De início seriam 591 e agora são 616 convocados, isso mostra compromisso e esperamos que não pare por aqui”, celebrou Lara.
Paulo Anchieta representou a categoria dos cuidadores e falou da emoção daquele momento. “Nosso sentimento é de gratidão, nós somos profissionais e precisamos exercer nossas atividades, mas quem precisa ainda mais, são as crianças que estão na ponta e a educação de todo estado precisa de cuidadores”, disse o candidato convocado.
O secretário de Estado da Administração (Sead), Paulo Lemos, destacou a importância daquele momento que foi construído com muito diálogo com os candidatos.
“Essa não foi uma vitória apenas dos candidatos, e sim do Governo do Estado. Estamos trabalhando ainda para que até o término da validade do concurso público, seja chamado todo o cadastro de reserva”, informou Lemos.
Concurso da Educação
Em julho foi feita a primeira convocação de 607 candidatos aprovados para as vagas imediatas, para os cargos de professor da educação básica e profissional, pedagogo, tradutor intérprete de Libras – Língua Portuguesa e cuidador.
O concurso ofertou 1.182 vagas de provimento imediato e 3.820 vagas para cadastro reserva. A validade inicial do certame é até o mês de julho de 2025, e poderá ser prorrogado até julho de 2027.
Participaram da cerimônia de convocação dos aprovados, a secretária adjunta de Educação, Francisca Oliveira, a professora Nilza Amaral representando o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amapá (Sinsepeap), e os deputados estaduais Rodolfo Vale, Dayse Marques, Jory Oeiras, R. Nelson e Fabrício Furlan.
Deixe seu comentário
Publicidade