Política

Governo do Amapá e Apex Brasil traçam estratégias para internacionalizar produtos do Amapá e atrair investidores

Durante o encontro, foi definida a implementação de iniciativas para capacitar empresas locais e promover a conexão com compradores internacionais, além da participação do estado em programas de qualificação de exportação


 

O governador do Amapá, Clécio Luís, se reuniu em Brasília com representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), que conduz um estudo sobre promoção comercial e atração de investimentos para o estado. O encontro, realizado na quinta-feira, 27, teve como objetivo identificar produtos com potencial de diversificação na exportação e setores estratégicos para novos investimentos.

 

Durante a reunião, também ficou pré-definida a realização da primeira edição do programa Exporta Mais Brasil no Amapá, prevista para ocorrer entre junho e julho de 2025. A iniciativa terá três dias de atividades, incluindo visitas técnicas e rodadas de negócios. As empresas locais serão capacitadas para a elaboração de um portfólio de produtos, conectando-se a compradores internacionais.

 

 

“O Amapá tem potencial para se tornar um polo de negócios sustentáveis, e nossa estratégia é atrair investimentos que impulsionem a bioeconomia e fortaleçam as cadeias produtivas locais. Estamos trabalhando para ampliar a presença do estado no mercado internacional, conectando nossos produtos a compradores estratégicos e garantindo que o desenvolvimento econômico ocorra de forma planejada e sustentável”, destacou Clécio Luís.

 

Ainda na ocasião, foi discutida a participação do Amapá no Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), uma iniciativa gratuita da ApexBrasil que capacita empresas para iniciar suas exportações de forma planejada e segura, oferecendo diagnóstico empresarial, treinamento em comércio exterior e planos personalizados para acesso a mercados internacionais, incluindo oportunidades no mercado digital.

 

 

“Esse é um momento crucial, pois traz tanto empresas que já exportam quanto aquelas que estão começando o processo de internacionalização. A grande vantagem é trazer o comprador até a empresa, tirando a teoria da prática, com um custo-benefício altamente vantajoso. A lógica do programa e do evento é criar uma ponte direta entre nossos empresários e o mercado internacional”, enfatizou o gerente regional da Apex Brasil, Igor Celeste.

 

O encontro também contou com a presença do gerente do gabinete da presidência da Apex Brasil, Raphael Sodré Cittadino; do diretor de gestão corporativa da Apex Brasil, Floriano Pesaro; da gerente de investimentos da Apex Brasil, Helena Bonna Brandão; do coordenador de relações institucionais e governamentais da Apex Brasil, Lucas Brandão; além do secretário de Estado de Representação em Brasília, Asiel Araujo.

 


Deixe seu comentário


Publicidade