Política

Governo do Amapá e Ministério da Integração entregam equipamentos para municípios e agricultura familiar

Montante de patrulhas agrícolas mecanizadas, caminhões-pipa e caminhonetes somam R$ 23 milhões conseguidos pelo senador Davi Alcolumbre, através de emendas parlamentares


Fotos: Joelson Palheta/DA

 

Douglas Lima
Editor

 

O governo do estado e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) entregaram na manhã deste sábado, 3, às prefeituras e colonos do Amapá, equipamentos e material para estruturação das unidades municipais e fortalecimento da agricultura familiar. Todo o maquinário entregue soma R$ 23 milhões articulados pelo senador Davi Alcolumbre.

 

 

Além do governador Clécio Luís e do vice Teles Júnior, ministro Waldez Góes e senador Davi Alcolumbre, na cerimônia acontecida no Distrito Industrial, em Santana, estiveram o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Andrade Moreira Pinto, prefeitos e representantes de comunidades de agricultores familiares.

 

 

Na mesma cerimônia foi assinada ordem de serviço para a construção da sede própria da Codevasf no estado do Amapá. O prédio será erigido em terreno cedido pela Embrapa-AP, no bairro Universidade, zona sul de Macapá.

 

 

O governador Clécio Luís pontuou que as entregas feitas neste sábado foram repercussão de atuação do senador Davi Alcolumbre para trazer a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba para o Amapá e ascender o ex-governador Waldez Góes a titular do MIDR, bem como o conseguimento dos recursos através de emendas parlamentares.

 

 

Waldez Góes, por sua vez, disse que além das prefeituras e da agricultura familiar, toda a cadeia produtiva do Amapá será contemplada com equipamentos, citando, entre outros segmentos, a pesca, o mel e o açaí. “Tudo é correlacionado. Não basta a iniciativa dos produtores se a tecnologia não chegar”, vaticinou.

 

 

O vice-governador Teles Júnior revelou que com exceção de Macapá e Santana todos os outros 14 municípios amapaenses têm 30% de suas vidas dependentes do campo, e que, portanto, o maquinário entregue para ser utilizado na área rural é de suma importância para o desenvolvimento geral do estado.

 

 

O senador Davi Alcolumbre registrou que a cerimônia representava uma decisão política institucional para o ordenamento brasileiro com o propósito de diminuir as gigantescas desigualdades existentes no país, privilegiando principalmente o Norte e o Nordeste, as regiões mais afetadas pelo modelo historicamente aplicado na distribuição das oportunidades ofertadas pelo governo da União.

 

 

Na cerimônia no Distrito Industrial foram entregues 19 kits de patrulha agrícola mecanizada (tratores, grades aradoras e niveladoras, e carretilhas), 13 caminhões-pipa e 18 caminhonetes (pick-up), sendo uma para Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e uma para Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade