Governo do Amapá fortalece cooperação internacional e garante a presença do Estado no cenário global
Eventos que reuniram líderes mundiais no estado, em outras cidades e países, contribuíram para o alcance do protagonismo amapaense
O Governo do Estado adotou em 2024 diversas iniciativas para fortalecer as relações internacionais, promover cooperação, desenvolvimento e dar visibilidade global para o Amapá. Entre as estratégias está a realização de um dos um dos maiores eventos internacionais de inovação do mundo, o Startup20, coordenado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Setec), que reuniu durante quatro dias na capital do meio do mundo, delegações de vários países para debater alternativas inovadoras de sustentabilidade.
Outras ações adotadas que podem ser destacadas, estão a 6ª Reunião Ordinária do Conselho do Rio Oiapoque, encontro de lideranças regionais e internacionais para discutir demandas das populações na fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa, assim como a XIII Comissão Mista Transfronteiriça Brasil-França, oportunidade em que, sob a coordenação da Secretaria de Relações Internacionais foram implementadas mais de vinte medidas de cooperação. Essas iniciativas estreitam e fortalecem as relações entre os dois países.
Em 2024, a gestão estadual também iniciou parcerias estrangeiras com nações como Irã, Suriname e República da Guiana, garantindo mais presença do Amapá no cenário global e novas perspectivas de cooperação. Além disso, a mobilidade internacional foi ampliada a partir da implementação do serviço de emissão de vistos para a Guiana Francesa em Macapá.
O Governo do Estado participou ainda da 2ª Conferência de Águas, em âmbito do projeto Bio-Plateaux, fortalecendo o compartilhamento de informações hídricas entre Brasil, Suriname e Guiana Francesa e propôs a criação de um observatório para compartilhamento de dados, com a presença de várias secretárias e órgãos do estado, como Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP), Secretárias de Estado do Meio Ambiente (Sema), da Comunicação (Secom) e Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi).
As equipes da Secretaria de Estado das Relações Internacionais e Comércio Exterior e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Amapá) se reuniram com lideranças empresariais, autoridades e representantes de organizações locais para debater o desenvolvimento econômico sustentável na região de fronteira e do comércio bilateral. A atuação foi direcionada ainda para promover a troca de laços culturais entre as regiões, como o que aconteceu na Feira Binacional de Oiapoque, em agosto.
“Todas essas atividades demonstram nosso compromisso em projetar o Amapá internacionalmente, fomentando parcerias estratégicas e abrindo caminhos para um futuro de oportunidades e integração que devem ser intensificados em 2025 para que o Estado continue a ser cada vez mais protagonista das discussões mundiais sobre desenvolvimento regional sustentável, considerando quem vive na Amazônia”, enfatizou o secretário de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Fabrício Penafort.
O Governo do Amapá também esteve na Conferência dos Portos do Platô das Guianas, onde foram apresentadas propostas e diálogos focados na integração regional, na sustentabilidade e operações portuárias. Com a participação na COP29 em Baku, encontro fundamental para o estado, um ano antes da a COP30, a gestão estadual reafirmou o compromisso de promover desenvolvimento social e econômico com respeito ao meio ambiente.
Deixe seu comentário
Publicidade