Governo do Amapá participa da 140ª reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente
Entre os temas debatidos, estão emergências climáticas e a agenda ambiental para os anos de 2024 e 2025.
O Governo do Amapá participou da 140ª Reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em Brasília, para debater junto a órgãos federais e civis a coordenação das políticas de enfrentamento às mudanças climáticas e a agenda ambiental para os anos de 2024 e 2025. O encontro aconteceu na quarta-feira, 8.
Com a representação de setores governamentais e não governamentais da sociedade, o conselho tem um papel fundamental no processo de debate, proposição e integração das políticas ambientais brasileiras, como reforça a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
“Nossa governança climática somente será completa e efetiva se envolvermos neste debate os entes subnacionais, estados e municípios, e todos os segmentos da sociedade civil, que são indispensáveis na formulação e na implementação dessa política”, afirma.
Uma das pautas debatidas, a Agenda Nacional do Meio Ambiente 2024/2025, prevê o fortalecimento da ação nacional frente à mudança do clima, a conservação do meio ambiente, o combate ao desmatamento e o fomento da bioeconomia através da transição energética.
“A reunião foi produtiva e discutiu pontos importantes para a política ambiental brasileira, como a abertura do processo de revisão de resoluções sobre o licenciamento ambiental, além de discussão sobre o processo de redução de desmatamento no Brasil”, pontuou o secretário adjunto do Meio Ambiente, Patrick Cantuária.
Conselho Nacional do Meio Ambiente
Criado por lei federal, é o órgão colegiado brasileiro responsável pela adoção de medidas de natureza consultiva e deliberativa acerca do Sistema Nacional do Meio Ambiente.
As reuniões do Conama são abertas ao público e realizadas pelo menos uma vez a cada três meses, na sede do governo em Brasília.
Deixe seu comentário
Publicidade