Política

Governo do Amapá realiza cerimônia de passagem de comando da Polícia Militar

Coronel Costa Júnior assume o comando geral da instituição, com os ritos do ato de assunção, entrega da espada e revista à tropa


 

O Governo do Estado realizou, nesta quarta-feira, 26, a cerimônia de passagem de comando da Polícia Militar do Amapá. O rito, efetivou a nomeação do coronel Costa Júnior na posição de comandante geral, assumindo o lugar do coronel Adilton Corrêa, que passou um ano e cinco meses à frente da corporação.

 

A solenidade de assunção, com a presença do governador Clécio Luís, contou com os atos de pronunciamentos, entrega da espada, apresentação e revista da tropa, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na Zona Sul de Macapá.

 

 

Durante o pronunciamento, o governador destacou as ações e condutas do coronel Adilton Corrêa, que junto com a gestão, conseguiu enfrentar dificuldades estruturais iniciais e fortaleceu o quadro efetivo com o chamamento de 600 novos policiais. Ao novo comandante, destacou a atuação como coordenador de operações na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no combate ao crime organizado.

 

 

“O coronel Costa Júnior foi aquele que coordenou nos últimos 10 meses as operações contra o crime organizado, para combater a violência, e foi muito bem sucedido. Os indicadores altos que nós tínhamos de mortes violentas, todos foram reduzidos, então ele está preparado também para dar continuidade àquilo que está dando certo”, pontuou o governador Clécio Luís.

 

O novo comandante definiu como foco de sua gestão o reforço ao que já havia sido feito na corporação, com aumento do policiamento preventivo e ostensivo na Região Metropolitana, do efetivo nos interiores e operações integradas entre as forças de Segurança Pública do Estado, que tem reduzido os índices de criminalidade do Amapá.

 

 

“No comparativo de junho do ano passado com este ano houve uma queda de 52% na criminalidade. A prioridade é nós analisarmos em que pé está, a passagem administrativa acontece em conjunto, e a partir daí a gente vai traçar as estratégias. Antecipo, que já vamos implementar algumas políticas de incremento na captação de recursos para melhorar todo o aparelhamento da PM”, explicou o coronel Costa Júnior.

 

Perfil do comandante

Nascido em Belém, no Pará, o coronel Costa Júnior iniciou a carreira na Polícia Militar do Estado paraense em 2001 e desde 2006 está na Polícia Militar do Amapá. Por duas vezes, foi comandante da Companhia de Choque do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e atuou em cargos de comando nos batalhões de Santana e Oiapoque.

 

Recentemente, o coronel estava como coordenador estadual das operações Hórus, Paz e Protetor das Divisas, Fronteiras e Biomas, pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

 


Deixe seu comentário


Publicidade