Governo do Amapá sanciona lei que reconhece o gospel como segmento cultural no estado
Sanção aconteceu nesta quarta, 4, na Expofeira
Foi sancionada na noite desta quarta, 4, durante a programação da 52ª Expofeira do Amapá, pelo governador Clécio Luís, a lei estadual 0178/23 que reconhece o gospel como segmento cultural do Amapá, nas mais diversas expressões artísticas.
A assinatura ocorreu no palco principal da Expofeira, antes do show do cantor Anderson Freire, na Arena Rio Amazonas, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
“Esse reconhecimento se dá em função do papel da cultura gospel em todos os seus formatos. Hoje as igrejas evangélicas são celeiros da cultura, com formação de atores, escritores, poetas, coreógrafos, dançarinos, todas as linguagens artísticas culturais estão dentro da cultura gospel. Esse reconhecimento vai nos proporcionar, como Executivo, tratar junto ao Conselho Estadual de Cultura a titularidade de uma carreira da cultura gospel e, desta forma, tornar essa voz ainda mais ativa”, destacou o governador.
O projeto de lei, de autoria do deputado estadual licenciado Paulo Nogueira, foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) na terça-feira, 3.
Para Nogueira, que atualmente é secretário de estado da Pesca e Aquicultura, o reconhecimento fortalece ainda mais a comunidade evangélica.
“O crescimento da comunidade evangélica no Amapá tem desempenhado um papel crucial na sociedade. O segmento gospel salva vidas e precisamos ter esse olhar. O movimento social e cultural hoje tem o seu lugar graças a Deus e à sensibilidade do governador Clécio”, comentou.
A lei engloba a música gospel, artes cênicas, vestuário, literatura, arte visual, dança, audiovisual, gastronomia, artesanato e toda e qualquer manifestação cultural que tenha a vida cristã como base. Os templos religiosos ficam reconhecidos como centros de difusão cultural da Cultura Gospel.
Deixe seu comentário
Publicidade