Política

Governo do estado abre programação comemorativa dos 80 anos do Amapá

Em cerimônia no Palácio do Setentrião foi lançado Selo Postal dos Correios como marco do grande acontecimento histórico


Fotos: Bruno Ítalo/DA

 

Douglas Lima
Editor

 

Em bonita e concorrida cerimônia no Palácio do Setentrião, na manhã desta sexta-feira, 2, o governo do estado abriu a programação comemorativa dos 80 anos de criação do Amapá, através de decreto presidencial, desmembrando-o do Pará, em 13 de setembro de 1943, e o denominando, oficialmente, Território Federal do Amapá.

 

 

A abertura da programação do aniversário amapaense constou de lauto café da manhã e do lançamento de Selo Postal dos Correios, tendo o Amapá como tema. O governador Clécio Luís ciceroneou o acontecimento que, entre outros, contou com as presenças do senador Randolfe Rodrigues; secretária estadual de cultura, Clícia di Miceli; e do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

 

A criação do Selo foi do artista plástico amapaense radicado em Brasília, Ralfe Braga, a convite do senador Randolfe Rodrigues, que na cerimônia disse que o símbolo emitido pelos Correios é um presente para o Amapá, por se tratar de um marco. O nome de Ralfe Braga é reconhecido e reverenciado em todo o mundo.

 

 

O governador Clécio Luís fez ver que em se tratando de datas comemorativas referentes ao Amapá há pelo menos três: 13 de setembro, criação do território federal; 4 de fevereiro, aniversário da capital, Macapá; e 5 de outubro, dia em que, em 1988, foi instituído o estado do Amapá na Constituição da República Federativa do Brasil hoje em vigor.

 

 

Clécio pontuou que serão lançados produtos, como a cápsula do tempo virtual, que possam vislumbrar o Amapá quando completar os seus cem anos de existência, em 2043. O governante informou, também, que no período das comemorações haverá reflexões sobre o passado, o presente e o futuro do estado com o propósito de elevar o sentimento de amapalidade de todos.

 

Os festejos pelos 80 anos da História amapaense irão até setembro de 2024. O senador Randolfe informou, dando spoiler, que a programação incluirá nos inúmeros eventos a acontecerem, apresentação de cantores nacionais em parceria com cantores locais, musicando o Amapá, reoxigenação da Fortaleza de São José de Macapá e valorização da literatura como meio de reflexão durante o período.

 

 

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, agradeceu ao senador Randolfe pela oportunidade de pela primeira vez vir ao Amapá, fazer parte da abertura da programação pelos 80 anos, e registrou que em 25 de janeiro passado os Correios completaram 360 anos de atividades no país.

 

 

Fabiano ensinou que os selos são arquivos nacionais de acontecimentos importantes do povo, apesar de hoje já ter perdido a utilidade de selar cartas. “O valor do selo, nos dias atuais, é mais simbólico, é uma conexão, um registro histórico. Uma obra de arte que pode estar na casa das pessoas, repartições, escolas e tantos outros locais”, concluiu o presidente dos Correios.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade