Política

Governo realiza formatura da maior turma da história da Polícia Militar

Solenidade foi marcada com marchas, juramento, homenagens aos alunos que tiveram destaque e emoção das famílias


 

Em uma cerimônia com grande público e cheia de emoções, o Governo do Amapá celebrou a formatura dos 532 novos soldados da Polícia Militar (PM-AP), na noite de quinta-feira, 4. O evento marcou a conclusão do treinamento da maior turma do Curso de Formação de Soldados, que fortalecerá a segurança pública em todo o estado.

 

Com marchas tradicionais, cantoria do hino nacional e declaração do juramento, os novos soldados preencheram toda a pista do Sambódromo, na Zona Sul de Macapá. O público nas arquibancadas vibrava com a conquista dos militares, que foram promovidos à 1ª classe da PM.

 

 

O governador do Amapá, Clécio Luís, destacou o trabalho árduo dos policiais durante os últimos seis meses, com as melhores instruções e treinamentos de segurança. A etapa de qualificação é resultado do Plano de Governo da atual gestão, em chamar todos os candidatos aprovados nos últimos concursos públicos.

 

 

“Chega agora cerca de 30% a mais de militares na nossa corporação. Isso faz a diferença porque é renovação. Vamos poder reforçar o policiamento em todos os municípios. O Governo tem uma política clara de enfrentamento à violência, portanto, esta turma vai reforçar a presença do Estado nas ruas e nas pontes, para continuarmos enfrentando a violência e promovendo a paz”, reforçou o governador.

 

O momento único da soldado Adrieli Castro, de 27 anos, foi compartilhado com a filha, Alícia, que admira a corporação aos 2 anos de idade. Emocionada, Adrieli revelou que durante o curso de formação superou diversos obstáculos e mudanças na vida pessoal.

 

 

“Foi um baque realmente da minha vida de civil para a minha vida militar. Encontrei várias barreiras e consegui vencer! Hoje comemoro essa grande vitória, juntamente com a minha família, contando para a sociedade que é possível, para aqueles que estudam, para aqueles que querem ter um futuro melhor. E hoje estou aqui me formando uma boa policial para poder proteger a sociedade”, destacou a militar.

 

 

Qualificação

O curso de formação dos novos soldados da Polícia Militar durou seis meses, com carga horária superior a 1 mil horas, com treinamentos teóricos, técnicos e operacionais, instruídos por outros membros da corporação.

 

 

Ao todo, 532 alunos-soldados concluíram a formação e outros 500 candidatos do cadastro reserva do concurso público de 2022 foram convocados pelo governador Clécio Luís para iniciarem o treinamento.

 

O comandante da Polícia Militar, coronel Costa Júnior, ressaltou que os 10 pelotões receberam o melhor treinamento, com destaque à importância da farda na vida profissional e pessoal e do compromisso em garantir a segurança dos cidadãos do estado.

 

 

“A Polícia Militar tem que servir à população, não importa onde ela esteja, somos a única instituição que está presente em todas as regiões do Amapá. O trabalho desenvolvido é muito sério, é uma dedicação da vida. Espero que os novos soldados mantenham sempre o comprometimento com a verdade, com a lealdade, com a honestidade e com o profissionalismo”, ponderou o coronel.

 

 

Novos servidores da segurança pública

Em um ano e seis meses de gestão, o governador Clécio Luís soma mais de 4,4 mil convocações em concursos de diversas áreas, entre elas, a Polícia Militar, com mais de mil candidatos convocados, a maior da história da corporação.

 

Além da PM, o efetivo já aumentou no Corpo de Bombeiros Militar, no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP), na Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), assim como na educação.

 


Deixe seu comentário


Publicidade