Política

HE recebe investimentos do poder público e da iniciativa privada

Aparelho de hemodiálise, 15 cadeiras-leito para soroterapia e centrais de ar são destinadas ao HE após início da ação dos deputados e Sesa


Os deputados Jaci Amanajás, Dr. Furlan e Pedro DaLua, representando as comissões de Saúde (CAS) e Direitos Humanos (CDH) da Assembleia Legislativa do Amapá, retornaram nesta sexta-feira no Hospital de Emergências, como parte da ação denominada “90 dias pelo HE”. A visita foi acompanhada da secretária adjunta da Secretaria de Estado da Saúde, Telma Miranda, e da diretora da unidade, médica Rosália Figueira.

A primeira visita da ação ocorreu na segunda-feira, 7, quando foram apontados avanços na gestão do HE e diagnosticados gargalos a serem resolvidos a curto e médio prazo. Na ocasião da primeira visita, os deputados apontaram a necessidade de a Secretaria de Comunicação do governo (Secom) agir de maneira mais próxima da população, apontando os serviços disponíveis e realizando campanhas para evitar que cidadãos que podem ser atendidos nas unidades básicas de saúde recorram ao HE. O pedido foi atendido e a Secom disponibilizou um assessor de comunicação que ficará exclusivamente na unidade.

Durante os 90 dias da ação, os deputados pretendem incentivar empresas de reconhecida responsabilidade social a investirem em equipamentos e insumos. Mesmo reconhecendo que essa responsabilidade é unicamente do poder público, as parcerias público-privadas possibilitam a resolução imediata de problemas que demandariam semanas pela via normal da burocracia.

Foi o caso da doação de 15 cadeiras-leito para soroterapia, entregues na quinta-feira, 10, após um empresário ler no jornal sobre a ação conjunta da Sesa e Alap em favor do HE. Foi um investimento de quase 22 mil reais que vai possibilitar que pacientes que precisem de atendimento de no máximo 12 horas, tenham a devida acomodação. O empresário preferiu não se identificar, de acordo com a direção do hospital.

Esta semana, o HE também recebeu uma nova máquina de hemodiálise para atender os pacientes da ala semi-intensiva. A UTI do HE já conta com esse equipamento, mas ele não atendia toda a demanda da unidade hospitalar. Para a próxima semana também serão doadas duas centrais de ar para climatizar enfermarias. 

Para o deputado Jaci Amanajás, presidente da Comissão de Saúde, os avanços obtidos em apenas uma semana de ação demonstram que quando parlamento e poder público se unem num mesmo propósito, os resultados acontecem.

O deputado Dr Furlan antecipou que na próxima semana outras atividades serão executadas. Na segunda-feira, às 9h, haverá reunião entre Sesa, deputados e Ministério Público Estadual para discutir a proposta de direcionar os Termos de Ajustes de Condutas (TAC) assinados entre o MPE e empresas privadas, para aquisição de equipamentos e insumos para o HE.

Além disso, os deputados trabalham na elaboração de uma lei, destinando parte do IPVA arrecadado para investimentos na área da saúde. A verba será carimbada com este fim, sem possibilidade de remanejamento. Somente em 2015, o HE atendeu mais de 3600 acidentes de trânsito. A maioria das vitimas era de motociclistas.

A diretora do HE, Rosália Figueira, agradeceu o empenho dos deputados e do empresário que doou as cadeiras-leito e conclamou outras empresas que desejem ajudar. “Toda e qualquer colaboração em favor da saúde pública será bem-vinda”, afirmou.


Deixe seu comentário


Publicidade