Política

“Honrado”, celebra Dorinaldo Malafaia, primeiro deputado do Amapá a receber Medalha de Mérito Oswaldo Cruz

Enfermeiro e parlamentar recebeu maior honraria na área da saúde das mãos do presidente Lula, ao lado de personalidades como Átila Iamarino e instituições públicas


 

Considerada a maior honraria da saúde pública brasileira, o primeiro amapaense a receber a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz foi o enfermeiro e deputado federal Dorinaldo Malafaia (PDT-AP). Entregue pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, nessa quarta-feira , 11, o parlamentar recebeu a comenda nível ouro.

 

Ao todo, 22 personalidades e dez instituições foram homenageadas, como Daiane dos Santos; Átila Iamarino; Xuxa Meneghel; presidente da Fiocruz, Mário Moreira; e o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás.

 

 

Eu agradeço a vocês por serem quem são e por fazer com que a gente não perca nunca a fé e a esperança de que tem mais gente querendo salvar do que matar”, reforçou o presidente Lula.

 

Neste ano, dados do Unicef apontaram que o Brasil deixou a lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas do mundo. Atualmente, o presidente da Frente Parlamentar pela Defesa da Vacina, Malafaia, foi um dos dois únicos deputados homenageados pelos trabalhos desenvolvidos na Câmara Federal.

 

“Fico honrado e grato pelo apoio da população amapaense, aos profissionais da saúde, que nos deram a retarguarda necessária para enfrentar o momento mais difícil que tivemos, que foi a pandemia. Enfrentamos o negacionismo, um governo que desestabilizou o sistema de saúde; agora, no parlamento, seguimos representando e lutando pelo acesso à saúde para todos os brasileiros e brasileiras, na Comissão de Saúde, na Frente Parlamentar em Defesa das Vacinas, o que me orgulha muito”, destacou o deputado Malafaia.

 

A medalha existe desde 1970 e é voltada àqueles que se destacam de forma notável ou relevante no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas relacionadas com a higiene e a saúde pública em geral. A honraria é dividida em três níveis: ouro, prata e bronze.

 

“Esse é um fato inédito. Normalmente a medalha não e entregue com um destaque tão específico, mas isso mostra a importância desse esforço coletivo pela saúde, por isso, com essa homenagem quero agradecer cada profissional da saúde, cada trabalhador que vai a cada lugar remoto levar vacina, fortalecendo o SUS”, celebrou a ministra da saúde, Nísia Trindade.

 

 

Luta pela Saúde em Brasília

Presidente das Comissões de Saúde e da Amazônia e Povos Originários, Dorinaldo Malafaia tem levantado bandeiras pela vacinação infantil, indígena e a proteção e desenvolvimento da Amazônia. Durante a última semana, no Amapá, o deputado lançou a Frente Parlamentar pela Eliminação da Malária na Amazônia e quer que o estado seja o primeiro a receber o título de livre da doença.

 

Ainda no primeiro ano de mandato, Malafaia presidiu a Comissão Mista que aprovou o novo Mais Médicos, ampliando o atendimento da população em regiões distantes dos centros urbanos e garantindo acesso à saúde para quem mais precisa.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade