Política

Idealizado por Davi Alcolumbre, primeiro centro de robótica de Macapá é inaugurado

Espaço faz parte do Samaúma Tech e prevê espaços tecnológicos em todo o estado, atendendo seis mil alunos; senador reforça importância do projeto para educação


 

O senador Davi Alcolumbre (União-AP), coordenador da bancada federal, disse que a inauguração, nessa quinta-feira, 23, do primeiro Centro Tecnológico em Robótica de Macapá, representa um grande passo não só para a educação pública do estado, como para mudar a realidade de milhares de estudantes amapaenses.

 

O centro, que conta com equipamentos modernos e de ponta para capacitação de professores e alunos das redes públicas estadual e municipal, faz parte do Samaúma Tech, projeto educacional que visa inaugurar centros tecnológicos em robótica em todos os municípios amapaenses.

 

O projeto educacional e tecnológico é gerido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e governo do Amapá, implementado pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) e coordenado pelo Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas (CITS).

 

“Foram anos de luta, dedicação e muito trabalho para conseguirmos, junto ao governo estadual, realizarmos este grande sonho para as escolas públicas de nosso estado: centros de robótica modernos para aprimorar a educação desses jovens e abrir o leque de futuras oportunidades profissionais para esses alunos. Hoje, foi inaugurado mais um de muitos outros espaços desse tipo em nosso estado”, disse o senador amapaense.

 

 

O principal objetivo do Samaúma Tech é fortalecer o sistema de educação pública por meio de conhecimentos da ciência e tecnologia. A expectativa é de que, em Macapá, 500 professores sejam capacitados e seis mil alunos sejam qualificados para integrar, como profissionais e cientistas, o mercado de trabalho.

 

“Estamos falando de uma importante iniciativa que vai oferecer capacitação em robótica a professores e beneficiar mais de seis mil alunos em nosso estado. Ou seja, o Samaúma Tech não só educa e capacita como amplia as possibilidades de emprego desses futuros jovens no mercado de trabalho”, frisou Alcolumbre.

 

Os centros em robótica no Amapá só estão se tornando realidade devido à atuação incansável, e na linha de frente de Alcolumbre na busca de recursos e parcerias para tornar o projeto em realidade para os amapaenses.

 

“O objetivo do Samaúma Tech é fomentar o ensino da ciência e tecnologia na educação básica, capacitando estudantes e professores e transformando a escola em um espaço de inovação”, afirmou Alcolumbre.

 

O plano de ação do projeto prevê que, em dois anos, sejam montados 18 laboratórios tecnológicos distribuídos em escolas dos 16 municípios do Amapá. Quatro deles estão nos mais populosos (Macapá e Santana) e um em cada uma das outras 14 cidades.

 

“Estamos falando de vidas que serão transformadas pela educação, pela capacitação tecnológica e que, por isso, terão seu futuro transformado com mais oportunidades”, finalizou Davi.

 


Deixe seu comentário


Publicidade