Política

Investimento em infraestrutura de transportes do Amapá cresce em 305%

Com impacto fundamental do Novo PAC, investimento nas rodovias e ferrovias de todo o país chega a R$ 24 bilhões em 2024


 

Investimento federal na melhoria da infraestrutura de transportes do Amapá é de R$ 331,4 milhões em 2024. O valor representa um aumento de 305% em relação a 2022, quando R$ 81,8 milhões foram aplicados nas rodovias e ferrovias amapaenses. Em 2023, primeiro ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o investimento já havia saltado para R$ 230,3 milhões no estado. Os dados estão disponíveis no ComunicaBR, plataforma de transparência ativa do governo federal.

 

Uma das principais obras de infraestrutura de transportes no estado é a duplicação da BR 210. Com investimento federal de R$ 2,6 milhões, a obra foi concluída em março de 2024 em Macapá. Por características geográficas, a capital do estado tem poucas rodovias. Então, cada uma delas tem um peso crucial na vida dos habitantes da cidade, que concentra quase 80% da população de todo o estado.

 

A obra na BR 210 contribui diretamente para o desenvolvimento econômico das cidades. A rodovia se conecta com as estradas ao norte do estado, dando acesso a comunidades ribeirinhas e indígenas aos serviços básicos oferecidos pela cidade, como atendimentos públicos de saúde. Além disso, promove a integração entre áreas urbanas e rurais, fomentando o comércio e o turismo, o que gera impactos positivos e significativos.

 

Entre as principais obras do Novo PAC para o estado estão a implantação e pavimentação do lote 01 a 03, na BR 156, incluindo adequação da Travessia Urbana do Laranjal do Jari; construção de trecho rodoviário Laranjal do Jari – entroncamento BR 210-030; e construção de trecho rodoviário Ferreira Gomes – Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa.

 

Brasil

O governo federal investirá R$ 24 bilhões na melhoria da infraestrutura de transportes do país em 2024. O valor representa aumento de 197,4% em relação aos R$ 8 bilhões investidos em 2022. A região Nordeste terá o maior aporte de recursos para rodovias e ferrovias neste ano, com R$ 6,19 bilhões; seguida pelo Sul, com R$ 4,59 bilhões; o Norte, com R$ 3,8 bilhões; o Centro-Oeste, com R$ 2,3 bilhões; e o Sudeste, com R$ 1,2 bilhão.

 

Estados

O Rio Grande do Sul é a unidade da Federação com o maior volume de investimentos na infraestrutura de transportes em 2024, com R$ 2,88 bilhões aplicados na melhoria das rodovias e ferrovias federais que cruzam o estado. Na sequência, aparecem Bahia (R$ 2,4 bilhões), Pará (R$ 1,4 bilhão), Santa Catarina (R$ 1,2 bilhão) e Maranhão (R$ 866 milhões).

 

Condição da manutenção

O investimento federal nas estradas do país levou o Brasil a alcançar o melhor Índice de Condição da Manutenção (ICM) da malha rodoviária desde o estabelecimento da atual metodologia, em 2016, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Em maio de 2024, o ICM chegou a 70% de bom, contra 12% de ruim ou péssimo. O ICM é calculado a partir de levantamento de campo, buscando classificar cada segmento em quatro categorias: péssimo, ruim, regular ou bom. O cálculo do ICM é composto pelo Índice de Pavimentação – IP (panelas, remendos e trincas), que representa 70% do valor final, e pelo Índice de Conservação – IC (roçada, drenagem, sinalização horizontal e vertical), que representa os 30% restantes.

 


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