Josenildo retoma projeto que beneficia autistas, pais e responsáveis
Iniciativa torna obrigatória criação de centros de assistência integral às pessoas autistas, através do SUS
Douglas Lima
Da Redação
O deputado Josenildo Abrantes conseguiu aprovação de Requerimento de sua autoria, no plenário da Câmara Federal, ontem, que retoma a apreciação de um projeto de lei que torna obrigatória a criação de centros de assistência integral às pessoas autistas, através do SUS.
Em fala no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), na manhã desta quinta-feira, 11, Josenildo Abrantes registrou que o projeto de lei é de autoria da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, onde foi aprovado, e que se encontra desde 2021 na Câmara Federal.
Para retomar a apreciação da matéria, o deputado Josenildo Abrantes teve que coletar as assinaturas de 256 parlamentares. A iniciativa obriga o processo tramitar em regime de urgência, ou seja, de forma mais célere na Casa de Leis.
“É importante ressaltar que o último índice oficial em relação ao autismo no Brasil é de 2019, quando dados do IBGE estimavam seis milhões de pessoas no Brasil com o transtorno. Baseados nesse índice nós teríamos naquele ano, só em Santana, sete mil pessoas com autismo”, disse o deputado na entrevista.
Josenildo também disse que milhares de pessoas com autismo ainda aguardam o diagnóstico para iniciar o acompanhamento multidisciplinar. “O projeto aborda tudo isso. Esses centros vão trabalhar desde o diagnóstico até acompanhamento, e inclusive o acompanhamento dos pais e responsáveis dessas pessoas”, esclareceu.
O parlamentar concluiu dizendo que continua articulações, agora para que ainda no corrente mês o projeto de lei volte relatado para o plenário da Câmara Federal, para que seja aprovado e, em seguida, sancionado pelo presidente Lula.
Deixe seu comentário
Publicidade