Júnior Favacho apresenta proposituras para melhorar a qualidade de vida da população de Porto Grande
Uma das ações foi cobrar a atualização cadastral e busca ativa dos moradores inscritos no Cadastro Único do município
O município de Porto Grande recebeu atenção especial do deputado Júnior Favacho (MDB). Nos últimos meses, o parlamentar apresentou proposituras para atender demandas importantes da população portograndense. As ações vão de pedido para reforma de escola à estruturação do escritório do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) no município, informações sobre a construção do Hospital Regional de Porto Grande e até a implantação de novos cursos no polo de Porto Grande do Instituto Federal do Amapá (Ifap).
“Essas proposituras são frutos da atuação do nosso mandato no município. Caminhamos no sentido de estarmos cada vez mais próximos da população, e em Porto Grande isso não é diferente. No final de agosto, estivemos com o nosso Gabinete Itinerante Móvel no município, conversando com as pessoas e ouvindo as principais demandas e os desafios enfrentados pelos portograndenses. Dessa ação, saíram várias ideias que estamos implementando com o objetivo de melhorar a saúde, a educação, o acesso a serviços públicos e o desenvolvimento econômico”, afirmou Júnior Favacho.
Uma das proposituras destacadas pelo deputado foi o Requerimento 2596/2023, que pede à Secretaria de Educação (Seed) a reforma completa da Escola Estadual Florença Torres de Araújo, localizada no Distrito de Cupixi. De acordo com Júnior Favacho, atualmente o prédio conta com sinais claros de desgaste que colocam em risco a integridade dos alunos e afeta negativamente a qualidade do processo educacional.
“Estamos cobrando da secretaria a correção de danos estruturais sofridos pela escola, como a recuperação de telhados, reforço de paredes, pintura e renovação de sistemas elétricos e hidráulicos. Além disso, para que os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, solicitamos também a aquisição de recursos pedagógicos modernos, como equipamentos tecnológicos para as salas de aula, laboratórios bem equipados e uma biblioteca diversificada e atualizada”, listou o parlamentar.
Ainda na área da educação, o deputado apresentou uma indicação ao IFAP para que implemente os cursos de técnico em mineração, geologia e engenharia de minas no Polo do instituto em Porto Grande.
“A ideia é aproveitar todo o potencial mineral que essa região oferece. Precisamos formar profissionais qualificados para atuar nessas e suprir a demanda do mercado local. A chegada desses cursos pode ser importante para gerar emprego e renda para a população portograndense”, avaliou o deputado.
Já na área da saúde, Júnior Favacho apontou a demora na construção do Hospital Regional de Porto Grande como um dos grandes problemas enfrentados pela população. O parlamentar apresentou o Requerimento 2553/2023 à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informações sobre início do funcionamento da unidade hospitalar. Com obra iniciada em abril de 2018, o hospital terá a função de oferecer atendimentos ambulatoriais não apenas para a população de Porto Grande, mas também para moradores de municípios localizados no centro-oeste do estado.
À Sesa, o deputado também solicitou uma reforma na estrutura física do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Grande.
“O prédio necessita de reforma na sua estrutura. O serviço em Porto Grande nunca entrou em funcionamento, e, por isso, a estrutura predial foi se desgastando com o tempo. Pedimos que a Sesa realize essa reforma, e o Samu, com equipamentos e um corpo profissional adequado, possa atender a população de Porto Grande e da região”.
Produção Rural
Atual presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Júnior Favacho também apresentou proposituras para beneficiar o setor produtivo de Porto Grande. Uma delas foi o requerimento 2607/2023, que pede à direção do Rurap que equipe o escritório do órgão no município. O parlamentar explicou que o prédio onde os servidores do instituto desenvolvem suas atividades não possui estrutura adequada. Para atender as demandas da população. Ele solicitou ainda que o Rurap realize capacitação com seus servidores.
No que diz respeito aos problemas de fornecimento de energia enfrentados pela população, Júnior Favacho explicou que apresentou o requerimento 2551/2023 solicitando à CEA Equatorial, em colaboração com a Prefeitura de Porto Grande, que realizasse uma ação conjunta para atualização cadastral e busca ativa dos moradores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do município. Esses moradores têm direito a benefícios como a Tarifa Social de energia elétrica, que oferece descontos ou isenções de algumas taxas aos beneficiários.
Deixe seu comentário
Publicidade