Júnior Favacho propõe frente parlamentar para fortalecer participação do Amapá na COP-30
O objetivo é envolver o estado na discussão sobre a preservação ambiental e os desafios sociais e econômicos da região amazônica
O deputado estadual Júnior Favacho (MDB) propôs a criação de uma Frente Parlamentar para fortalecer a participação do Amapá na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que acontecerá em Belém, no estado do Pará, em 2025. O objetivo desta proposta é envolver o Amapá na discussão sobre a preservação ambiental e os desafios sociais e econômicos da região amazônica.
“A criação da Frente Parlamentar representa uma união de esforços institucionais e desempenha um papel estratégico na colaboração e no fortalecimento das instituições. Além disso, coloca o nosso estado no centro deste importante debate para o desenvolvimento da região. A COP-30 será um dos maiores eventos sobre esse tema realizado no Brasil, e o Amapá deve estar ativamente envolvido”, afirmou o deputado.
O parlamentar também enfatizou que a COP-30 discutirá alternativas econômicas para combater as mudanças climáticas e preservar o meio ambiente, incluindo a bioeconomia, que é uma das principais potencialidades da região amazônica e, especialmente, do Amapá.
“Devemos liderar essa discussão sobre a economia verde, buscando alinhar a preservação com o desenvolvimento sustentável. O Amapá é um estado rico em recursos que devem ser explorados de forma responsável para o benefício de nossa população”.
A proposta de criação da Frente Parlamentar para Fortalecer a COP-30 foi apresentada pelo deputado Júnior Favacho por meio do Requerimento 2370/2023, protocolado na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) em agosto deste ano. Se aprovada, a Frente será composta por cinco representantes do legislativo estadual, incluindo um coordenador-geral, que será ocupado por Júnior Favacho, um vice-coordenador e três membros.
Deixe seu comentário
Publicidade