Política

Kaká quer interação do cidadão pela internet aos processos legislativo

O atual dirigente da ALAP já determinou à Coordenadoria de Informática o fornecimento de parâmetros técnicos para a instauração de certame licitatório de contratação de serviços de melhor qualidade no que se refere a prover internet aos prédios administrativos e também os gabinetes parlamentares.


O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), deputado Kaká Barbosa (PTdoB), disse nesta segunda-feira (21) que pretende ampliar as ferramentas de interação dos cidadãos do estado ao SILEGIS (Sistema de Informação do Legislativo), um portal de internet que disponibiliza em tempo real o fluxo dos processos administrativos e também matérias em tramitação na Casa. Não só por haver previsão legal, diz ele, mas porque a tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas, proporcionando ao mesmo tempo velocidade e transparência na gestão dos recursos públicos.

O atual dirigente da ALAP já determinou à Coordenadoria de Informática o fornecimento de parâmetros técnicos para a instauração de certame licitatório de contratação de serviços de melhor qualidade no que se refere a prover internet aos prédios administrativos e também os gabinetes parlamentares. “Os serviços de internet sempre foram muito criticados por parlamentares, servidores e também pelos cidadãos que diariamente acessam as dependências da Assembleia, então já determinei a contratação, via licitação, de serviços especializados que atendam as atuais necessidades do Parlamento Estadual”, disse o presidente.

Para isso o setorial de TI (Tecnologia da Informação) prepara o que se chama tecnicamente de “Termo de Referência”, que irá dar especificações a respeito dos tipos de serviços a serem contratados e que tipo de demandas devam atender. A regra básica é ser uma internet dedicada e que haja a chamada redundância dos serviços, uma espécie de garantia técnica de continuidade na transmissão de dados. Isso é de suma importância, por exemplo, para as transmissões de tv via internet, um serviço que vai garantir a baixo custo disponibilizar a programação da TV Assembleia a todos os municípios do estado e até fora dos limites territoriais, onde o sinal de internet alcance.

A ideia é disponibilizar além de aplicativos para celulares, tablets, notebooks, PCs, como também o Toten instalado no hall de entrada da Assembleia Legislativa, onde a proposição de matérias como requerimentos, indicações, projetos de lei e demais matérias são disponibilizadas em tempo real, a medida em que são protocolizadas. 

Kaká Barbosa também quer oferecer novas ferramentas de interação e difusão de conteúdo por meio dos canais legislativos de comunicação. Entre essas novidades, uma rádio web e uma tv web, além de aplicativos para smartphones. “Já determinei a abertura de mais e mais canais de interação com o contribuinte, o eleitor, enfim, o cidadão que tem o direito de saber o que está acontecendo no Parlamento Estadual, seja pelas redes sociais da internet, seja pelo canais oficiais de rádio, televisão e internet”, listou o atual dirigente da ALAP.


Deixe seu comentário


Publicidade