Macapá terá escritório de negócios da Guiana Francesa com Amapá
Informação é do governador Clécio Luís, em entrevista, antes do início da 13ª Reunião Transfronteiriça Brasil-França, em Macapá
Douglas Lima
Editor
Na manhã desta terça-feira, 11, é aberta a 13ª Reunião Transfronteiriça Brasil-França com a presença de autoridades federais, francesas e amapaenses com o objetivo de debater políticas públicas e acordos de cooperação para promover o desenvolvimento e a integração entre o estado do Amapá e a Guiana Francesa.
Antes da abertura do evento, o governador Clécio Luís, em entrevista na Rádio Diário FM 90,9, citou como resultado das décadas da relação binacional no extremo norte do Brasil a instalação, em breve, em Macapá, de um escritório de negócios da Guiana Francesa com o Amapá. “Será um local para empresários amapaenses e franceses fazerem negócios”, acentuou o gestor estadual.
Clécio Luís, abordando um dos temas a serem tratados no evento – ampliação e abrangência da carteira transfronteiriça -, ressaltou que esse serviço é resultado do encontro acontecido ano passado, destinado a brasileiros que vão a Guiana Francesa com uma finalidade específica. “Mas nós queremos, mesmo, é a abolição do visto, a reciprocidade. Assim como eles entram no Amapá sem exigência documental, queremos fazer o mesmo quando precisarmos ir à Guiana Francesa”, defendeu o governador.
O gestor amapaense, na entrevista, também anunciou a presença, na Reunião Transfronteiriça, quarta-feira, 12, do ministro da integração e do desenvolvimento regional, Waldez Góes, para tratar sobre a Rota das Ilhas das Guianas com a finalidade de criar um circuito de negócios envolvendo o Amapá, as três guianas e a Venezuela, além dos estados do Amazonas e Pará.
O governador Clécio Luís ainda informou que presidirá a reunião junto com o ministro das relações exteriores do Brasil, Flávio Goldman, com a presença da ministra das relações exteriores da França, Michèle Ramis, e do prefeito de Kourou, François Ringuet, entre outras autoridades.
A pauta original da 13ª Reunião Transfronteiriça Brasil-França aponta os seguintes assuntos a serem tratados: retomada da Semana da Saúde na Fronteira; desenvolvimento da certificação de produtos transregionais; criação de um plano de desenvolvimento econômico transfronteiriço, abrangendo turismo, cultura e pesca, entre outros setores.
O evento binacional ainda tratará de balanço da eficácia, melhorias e avanços na cooperação entre as partes; ampliação da abrangência da carteira transfronteiriça, com vistas ao desenvolvimento econômico e cultural; proposição de acordo sobre coleta, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos e formulação de um plano de transformação de resíduos sólidos com o objetivo de criar fonte de renda.
Deixe seu comentário
Publicidade