Ministro Waldez abre Fórum ‘Desenvolve Norte’ em Macapá
Amapá é o primeiro estado que recebe evento de apresentação de projetos do MIDR para região Norte
Douglas Lima
Editor
Aberto pelo ministro titular da pasta, Waldez Góes, é realizado por toda esta segunda-feira, 20, no Sebrae-AP, o seminário ‘Desenvolve Norte’, promovido pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
Antes do início do evento, o ministro Waldez falou com exclusividade no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), ressaltando que o fórum, programado para todos os estados do Norte, busca mostrar para os governos, prefeituras, empreendedores e à sociedade civil organizada, os projetos do MIDR para desenvolver a região.
Waldez Góes informou que depois do seminário Desenvolve Norte acontecer em cada estado ele vai se reunir com o Consórcio da Amazônia Legal, que congrega os governadores da região, para tomadas de decisão quanto à execução dos projetos.
O Amapá teve o destaque de iniciar a série dos fóruns Desenvolve Norte, porém, como disse o ministro Waldez, já com alguns projetos trabalhados para execução, dentre eles, contenção ao fenômeno das terras caídas no Bailique e à invasão das águas oceânicas no rio Amazonas, bem como o Plano de Desenvolvimento das Fronteiras, envolvendo oito municípios do estado.
O titular do MIDR relembrou que a sua pasta busca diminuir as diferenças regionais e que por isso seminários congêneres ao Desenvolve Norte serão realizados em outras regiões do país, até mesmo no Sul e Sudeste, as quais não têm consórcio de governadores, mas que ele vai incentivar a formação.
“Todos os estados do Brasil serão contemplados com esse nível de planejamento. Essa é a orientação do presidente Lula: que a gente oriente diálogo com todos para diminuir as desigualdades que são muito fortes entre as regiões, até mesmo porque o país tem dimensões continentais”, disse o ministro.
Waldez Góes ainda explicou que uma das características do ministério que dirige é atuar de forma transversal com outras pastas do governo federal, e que por isso, contando com a influência do senador Davi Alcolumbre, logo virão ao Amapá os ministros Rui Costa (Chefe da Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Jader Filho (Cidades) e Wellington Dias (Desenvolvimento, Família e Combate à Fome).
Deixe seu comentário
Publicidade