Política

Ministro Waldez Góes lança Programa Recicla Amazônia, neste sábado

Projeto é fruto de TED, de R$ 5 milhões, entre o MIDR e Universidade Federal do Amapá, para promover economia circular dos resíduos sólidos e fomentar empreendedorismo sustentável no estado


 

O ministro da integração e do desenvolvimento regional, Waldez Góes, lança neste sábado, 13, o Projeto Recicla Amazônia, em Macapá, às 10h, no Auditório da Biblioteca da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O projeto é fruto de um Termo de Execução Descentralizada (TED), no valor de R$ 5 milhões, entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Unifap, que será responsável pela sua execução.

 

O Recicla Amazônia tem por objetivo promover a economia circular dos resíduos sólidos e fomentar o empreendedorismo sustentável nos 16 municípios do estado do Amapá.

 

Com duração de cinco anos e dividido em três etapas estruturais, o projeto visa capacitar cerca de 1.500 pessoas, por meio de cursos e atividades de capacitação, desenvolvimento de projetos e formação de uma comunidade de prática em economia circular.

 

A iniciativa, que abrange desde cursos focais sobre sustentabilidade e gestão de resíduos até minicursos sobre logística reversa e tecnologias 4.0, é desenhada para oferecer conhecimento aplicável, incentivar o trabalho em equipe, e resolver problemas locais relacionados a resíduos sólidos, proporcionando também certificação do aprendizado e contínuo apoio Unifap.

 

Além disso, o programa irá realizar transferência de tecnologia, por meio de parcerias com empresas atuantes em setores que lidam com resíduos sólidos, tais como biodiversidade (açaí, pescados, castanha), eletroeletrônicos (computadores, celulares, televisores), construção civil, mineração, papel, vidro e outros tipos de resíduos sólidos.

 

Há também a possibilidade de serem feitos trabalhos em conjunto com empresas cooperativas e associações, visando a montagem e a aquisição de equipamentos e laboratórios para a reciclagem desses materiais, bem como o desenvolvimento de novos negócios e produtos sustentáveis.

 


Deixe seu comentário


Publicidade