Diário Política

Ministro Waldez Góes vai ao Congresso e atende quase 50 parlamentares e prefeitos

Titular do MIDR tirou dúvidas de deputados e senadores sobre as ações e políticas da Pasta nas áreas de proteção e defesa civil, segurança hídrica, desenvolvimento territorial e urbano e fundos e instrumentos financeiros


 

Na quarta-feira (12), o ministro Waldez Góes passou o dia no Congresso Nacional, onde recebeu deputados, senadores e prefeitos para apresentar ações e projetos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e conhecer demandas de estados e municípios. Foram quase 50 atendimentos, que começaram no início da manhã e terminaram já durante a noite.

 

“Estamos seguindo a orientação do presidente Lula de manter uma relação direta com os parlamentares, prefeitos, governadores, com a sociedade civil, com empreendedores, para que as ações deste governo aconteçam na base, que é onde as pessoas estão”, destacou Waldez Góes. “Então, hoje tirei o dia todo para estar aqui no Congresso Nacional, atendendo os deputados, os senadores, conversando, apresentando nosso portifólio de projetos, tirando dúvidas. É preciso somar esforços, inclusive entre os diferentes, para produzir consenso para que o orçamento do Governo Federal, juntamente com o trabalho dos parlamentares, possa significar mais entregas para a sociedade, sobretudo para quem mais precisa”, completou.

Um dos parlamentares atendidos foi o deputado federal Márcio Honaiser (PDT/MA). Entre os temas abordados no encontro esteve a situação dos municípios maranhenses que estão em situação de emergência devido a fortes chuvas. Outro assunto discutido foi o apoio federal a cadeias produtivas do estado, por meio do programa Rotas de Integração Nacional. “Foi um encontro muito produtivo. O ministro, como sempre vem fazendo, se colocou à disposição para ajudar os municípios do estado no que for possível”, afirmou o deputado.

 

O ministro Waldez Góes destacou que o atendimento aos municípios afetados por desastres é prioridade na atual gestão. “O presidente Lula determinou que a gente trabalhe junto com os estados e municípios para dar o máximo de agilidade a esse processo. O MIDR, por meio da Defesa Civil Nacional, tem atuado nas cidades atingidas desde o primeiro momento, dando orientação e auxiliando nos pedidos de reconhecimento de situação de emergência e também de repasse de recursos”, apontou.

 

Outra agenda foi com o senador Efraim Filho (União/PB) e o prefeito da cidade de Santa Helena (CE), João Cléber. O gestor municipal apresentou ao ministro um projeto para integração das águas do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, por meio do Ramal do Apodi, com a barragem pública no Sítio Cajueiro. “Esta é uma ação muito importante para que possamos desenvolver o povo da nossa terra, que precisa muito de água, pois água é vida, é sobrevivência, é desenvolvimento”, disse o prefeito.

 

Waldez Góes ressaltou que garantir segurança hídrica para o semiárido brasileiro é outra prioridade do governo Lula. “Já encaminhei o pedido para que sejam realizados estudos sobre essa integração em Santa Helena”, informou. “Não vamos medir esforços para que água de qualidade chegue à casa das pessoas para consumo, para produção, para melhorar a vida”, completou.

Outro parlamentar atendido foi o deputado federal Nelsinho Padovani (União Brasil/PR). Entre os temas abordados no encontro estiveram a situação do município paranaense de Bandeirantes, que está em situação de emergência devido a enxurradas, e a construção de uma estrada que liga o município de Castro ao distrito de Socavão.

 

“É da mais pura importância a vinda do ministro à Câmara dos Deputados, em um gesto de trabalho, humildade e relacionamento com o parlamento. Estou muito feliz de ter um ministro atento às necessidades da população”, afirmou o deputado Padovani.

O deputado federal Josenildo Abrantes (PDT/AP) e o secretário da Pesca do estado do Amapá, José Cordeiro, também estiveram com o ministro Waldez Góes. No encontro, Cordeiro apresentou um projeto voltado ao desenvolvimento sustentável da pesca e da aquicultura amapaense. “O setor produtivo do Amapá está avançando. Tenho certeza de que o projeto vai ajudar muito nosso estado. Estamos em plena expansão da piscicultura e aguardamos maior evolução”, afirmou o secretário.

 

Waldez Góes agradeceu a visita e ressaltou a importância do projeto. “Trabalhar com o pequeno produtor, com o agricultor informal, os pescadores e a comunidade em geral é uma prioridade do presidente Lula”, ressaltou. “O projeto casa com o que o Ministério tem para oferecer, como as Rotas de Integração Nacional”, completou.

 

O deputado federal Aluísio Mendes (Republicanos/MA) também destacou a importância da presença do Governo Federal no Congresso Nacional. “Saio muito satisfeito do encontro com o ministro Waldez Góes, primeiro pelo atendimento recebido e, segundo, pelo pronto encaminhamento das demandas dos municípios maranhenses que eu vim solicitar. Isso mostra o compromisso do MIDR com o povo brasileiro, com o estado do Maranhão e com todo o Brasil”, apontou.

 

O último encontro do dia foi com nove deputados da bancada do estado do Rio Grande do Sul. O tema da reunião foi o apoio do Governo Federal aos municípios gaúchos que enfrentam a estiagem, além de soluções que minimizem o problema, como ações de preservação de nascentes e de manejo de água.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade