MP-AP e instituições parceiras capacitam jovens em Tartarugalzinho
Ofertados por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), os cursos são ministrados na Carreta Senac Móvel de Informática e Gestão pelo instrutor Rodrigo Nunes
A parceria entre o Ministério Público do Amapá (MP-AP), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio/AP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AP) e Prefeitura de Tartarugalzinho resultou na capacitação de 37 jovens do município na área de informática. A entrega dos certificados e encerramento dos cursos de Assistente de Tecnologias da Informação e Operador de Computador aconteceu na quarta-feira (28), na Promotoria de Justiça da Comarca.
Os jovens foram recepcionados pelo procurador-geral do MP-AP, Paulo Celso Ramos; promotor de justiça Davi Zerbini; prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro; presidente da Câmara Municipal, vereador Felipe César; e as representantes do SENAC/AP, Obde Gadelha, diretora de Educação Profissional, e Carla Miranda, coordenadora Pedagógica. O ex-prefeito do município, Altair Mineiro, também prestigiou o evento.
Ofertados por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), os cursos são ministrados na Carreta Senac Móvel de Informática e Gestão pelo instrutor Rodrigo Nunes. O objetivo é oferecer capacitação técnica e inserção no mercado de trabalho para jovens de todos os municípios. Nesta edição foram ofertadas 40 vagas para dois cursos, em duas turmas, nos dois turnos. Para participar, os jovens passaram por processo seletivo realizado pelo MP-AP e SENAC/AP. Os cursos tiveram a duração de três meses.
Thiago Dias, 15 anos, falou da importância destes cursos para a iniciação no mercado de trabalho e garantiu que, a partir de agora, irá buscar mais conhecimento na área e se preparar para ser um profissional qualificado. Aos 23 anos, Josimara Nunes disse estar satisfeita com o resultado da capacitação. “É a primeira vez que tenho a oportunidade de fazer um curso de informática e aprender a usar um computador. Esse conhecimento vai ser a base da vida que quero começar daqui pra frente”.
Parceria para interiorização de ações
Em 2016 iniciou a parceria entre o MP-AP e a Fecomércio, por meio do SENAC/AP e, com os resultados positivos, o Termo de Cooperação Técnica foi renovado em 2021 e 2023. Esta é a primeira vez que uma Prefeitura entra na parceria. Nos últimos quatro anos foram realizados cursos de informática em Amapá, Pracuúba, Santana, Itaubal, Oiapoque e Cutias, capacitando no total 304 jovens. Em Macapá foram ofertados cursos de Panificação, Manicure e Pedicure, Limpeza e Conservação e Combate de Endemias, atingindo o total de 100 jovens. Em Santana, o curso de Recepcionista em Hospedagem capacitou 25 jovens.
Laranjal do Jari é o próximo município onde os cursos serão ofertados, ainda no mês de julho. A diretora Obde Gadelha ressaltou que a parceria com o MP-AP é exitosa e que a baixa evasão é fruto do trabalho em conjunto e conscientização dos aprendizes. Bruno Mineiro afirmou que estes jovens terão mais chances de entrar no mercado porque a informática é essencial em qualquer área. Para o promotor Davi Zerbini, esta ação em parceria formou uma importante rede de ação integrada em busca do bem estar social.
“Este momento tem um grande significado, pois começou no programa MP Comunitário e eu fui um dos incentivadores para que estes serviços e oportunidades fossem levados para outros municípios, com potencialidades menores que Macapá. Fico satisfeito em ver que a evasão é mínima, graças ao empenho das instituições e compromisso dos alunos, que estão pensando no futuro. Como alguém nascido na Região dos Lagos, afirmo que os jovens precisam apenas de incentivo e oportunidade para evoluir, e estamos proporcionando”, disse o PGJ Paulo Celso.
Deixe seu comentário
Publicidade