Política

Música deverá ser conteúdo obrigatório na educação básica no Amapá

De acordo com o projeto aprovado na sessão desta terça-feira (05) na Assembleia Legislativa, a disciplina será ministrada preferencialmente por graduados em música amparados pela legislação vigente.


Muito além de formar músicos profissionais ou especialistas na área, a Educação Musical auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimula o contato com diferentes linguagens, contribui para a sociabilidade e democratiza o acesso à arte. Por isso, a música deverá ser conteúdo obrigatório em toda Educação Básica. É o que determina o projeto sobre a inclusão da disciplina “Educação Musical” no currículo escolar do Ensino Fundamental da Educação Básica do Estado do Amapá, de acordo com a Lei de número 11.769 de 18 de agosto de 2008. “Não se pode ensinar música a partir de uma visão utilitarista. Estamos falando de arte. É preciso explorar as sensibilidades”, justifica o deputado Kaká Barbosa (PTdoB), autor do projeto.

De acordo com o projeto aprovado na sessão desta terça-feira (05) na Assembleia Legislativa, a disciplina será ministrada preferencialmente por graduados em música amparados pela legislação vigente. Na carência do profissional assumirá a vacância um profissional com habilitação comprovada em órgãos competentes. A disciplina “Educação Musical” vai transmitir os conceitos básicos sobre a musicalização, notas musicais e canto coral dentro da Educação básica do Ensino Fundamental no Estado do Amapá. “A disciplina irá introduzir aos alunos das escolas públicas do Estado, o ensino da música buscando orientar os alunos a descobrir as suas aptidões musicais”, defende deputado Kaká Barbosa.


Deixe seu comentário


Publicidade