Política

NOA Airports assume gestão do Aeroporto Internacional de Macapá

Durante o primeiro ano da concessão, a administradora planeja realizar visitas às empresas áreas com o objetivo de apresentar a viabilidade para a criação de novas rotas, inclusive de voos internacionais.


 

Com o leilão da concessão do Bloco Norte II em agosto de 2022, realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a NOA – Norte da Amazônia Airports venceu a disputa pelos Aeroportos Internacionais de Belém (PA) e Macapá (AP). A concessionária, formada por Socicam e Dix Empreendimentos, investirá cerca de R$ 875 milhões nos dois empreendimentos em um contrato inicial de 30 anos de duração.

 

Nesta sexta-feira (4), a NOA assumiu oficialmente a gestão do Aeroporto Internacional de Macapá, após passar por período de transição. Manutenção dos sistemas mecânicos e eletromecânicos, além da revitalização do sistema de iluminação do acesso de veículos e da sinalização vertical. Essas são algumas das ações imediatas que o consórcio Norte da Amazônia Airports – Noa, realizará como parte do plano de investimentos para e otimização das operações do aeroporto.

 

“No momento não há necessidade de obras significativas em relação ao terminal de passageiros tendo em vista os investimentos já realizados recentemente e a qualidade das instalações”, afirma Samuel Prado, diretor executivo da Dix Aeroportos, empresa que integra o consórcio com a Socicam.

 

Segundo ele, o foco da nova gestão será melhorar eficiência e a qualidade dos serviços. Além disso, durante o primeiro ano da concessão, o Noa planeja realizar visitas às empresas áreas com o objetivo de apresentar a viabilidade para a criação de novas rotas, inclusive de voos internacionais.

 

Ele destaca como potencial para atrair novas rotas a proximidade com a Europa e os Estados Unidos, além do fato do aeroporto estar localizado no bioma amazônico, que é um ponto de atração de turistas do Brasil e do mundo.

 

Também faz parte dos planos da Noa ampliar os negócios a partir da transformação do aeroporto em polo de distribuição de cargas para atender ao setor industrial, segmentos ligados ao agronegócio e de carga geral.

 

Para isso, o grupo planeja a realização de investimentos da ordem de R$ 20 milhões na implantação de armazéns alfandegados e pátios de regulação de tráfego de caminhões, além de toda infraestrutura necessária para favorecer a integração entre os diversos modais de transporte.

 

A empresa já colocou no ar um site oficial (www.noa-airports.com.br) com informações importantes como tarifas e canais de atendimento para passageiros como forma de prestação de serviço para a população.

 

A Dix administra em Pernambuco os aeroportos de Fernando de Noronha, Caruaru, Serra Talhada, Garanhuns e Araripina. Além disso, em consórcio com a Socicam, opera 11 terminais aeroportuários em São Paulo e dois no Ceará.

Informações da NOA Airports/Aeroin

 

 


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