Política

‘O Amapá é importante para a França’, cita embaixador francês ao retomar emissão de vistos em Macapá

Emmanuel Lenain visita o Amapá nesta segunda-feira, 9, fortalecendo a cooperação entre Brasil e França


 

 

O embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, visitou o Amapá nesta segunda-feira, 9, para cumprir uma agenda que fortalece ainda mais a relação transfronteiriça e marca a retomada da solicitação no Amapá do visto para acessar a Guiana Francesa.

 

 

“Estou muito feliz e satisfeito em estar no Amapá, estado importante para a França pois partilha de um sentimento comum. A visita reforça a relação entre a Guiana Francesa e o Amapá. Precisamos facilitar a interação entre brasileiros e franceses, pois existem muitas áreas que podemos cooperar, como o comércio, a segurança e o combate a crimes”, destacou o embaixador.

 

Emmanuel Lenain foi recebido com honrarias pelo governador Clécio Luís no Palácio do Setentrião e também acompanhou a coleta da biometria de um brasileiro para o visto no passaporte em Macapá, para acessar a Guiana Francesa. A Embaixada inaugurou um equipamento móvel para realizar o procedimento fora do território francês, facilitando o trânsito de amapaenses.

 

 

“O dia de hoje é histórico para o Amapá e para a cooperação do Brasil com a França. São homens e mulheres que têm o acesso facilitado ao território da Guiana Francesa. Temos hoje uma relação edificante, virtuosa. Hoje o visto pode ser retirado aqui, é um passo muito importante para a cooperação, mas em breve queremos abolir essa necessidade de tirar o visto”, comentou o governador.

 

O embaixador visitou ainda a escola estadual bilíngue Marly Maria e Souza da Silva, no Conjunto Macapaba, onde a premiou como vencedora do FrancEcolab, projeto de proteção ambiental idealizado pelo Serviço de Cooperação Linguística e Cultural da Embaixada da França no Brasil.

 

 

Essa foi a terceira vez seguida que a unidade de ensino amapaense foi premiada. O Governo do Estado e a Embaixada assinaram um acordo para fortalecer a cooperação visando a formação de professores e apoio ao ensino do francês em 150 escolas públicas do Amapá.

 


Deixe seu comentário


Publicidade