“Oiapoque tem potencial para se tornar uma das fronteiras mais produtivas do Brasil’, destaca Clécio
O município de Oiapoque celebrou 79 anos de muitas conquistas no extremo Norte do estado
Nesta quinta-feira, 23, aniversário de Oiapoque, o governador Clécio Luís celebrou com os moradores as conquistas do município. Com apoio do Governo do Amapá, uma festa marcou os 79 anos de fundação da cidade, que fica a 590 quilômetros de Macapá, na fronteira com a Guiana Francesa.
“Mais que a ponta do mapa, Oiapoque tem potencial de se tornar uma das fronteiras mais produtivas do Brasil. Vim para parabenizar o povo neste dia de festa e também de trabalho. Tem muita obra acontecendo aqui, projetos que estão sendo colocados em prática com recursos do Estado e também com a união de todos. Parabéns aos oiapoquenses pelos 79 anos”, destacou o governador, na 11ª visita ao município em 1 ano e 4 meses de gestão.
Por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o Governo garantiu a estrutura da festa e o senador Randolfe Rodrigues enviou emenda no valor de R$ 150 mil.
“Aniversário de Oiapoque é a celebração do seu povo. É o município por onde o Brasil começa, de povos misturados, de Galibis a Karipunas. Viemos celebrar fazendo entregas para que Oiapoque fique cada vez melhor”, pontuou o senador.
O investimento para realizar a festa estimula a circulação de renda, geração de emprego, e fortalece a cultura e o turismo local e internacional na região.
“Sem o Governo do Estado, nós não conseguiríamos resolver os problemas e trabalhar por um município melhor. A gente já vê a diferença na cidade. Com essa festa é dinheiro e visitantes que circulam no nosso município”, ressaltou o prefeito de Oiapoque, Breno Almeida.
A programação gratuita, que acontece até domingo, 26, conta com cerimônia cívica, atividades culturais, artísticas, e esportivas, além de ação social e feira gastronômica e de artesanato.
Desenvolvimento de Oiapoque
Em 1 ano e 4 meses, a gestão tem investido no desenvolvimento de Oiapoque e no fortalecimento da fronteira franco-brasileira. A ampliação do Hospital Estadual, com a implantação de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com 30 leitos, é um dos principais avanços para solucionar os atendimentos de saúde na região.
Há um mês, o Estado entregou obras e fortaleceu a saúde e educação do município. No dia 26 de abril, o governador Clécio Luís entregou a nova sala do Núcleo Estadual de Saúde Indígena (Nesi) e também entregou a reforma da Escola Estadual Quilombola Vila Velha do Cassiporé, na área rural.
Além disso, a comunidade recebeu um novo gerador de energia elétrica para atender os moradores de Vila Velha do Cassiporé. O Estado também garantiu apoio à fitossanitária da mandioca em terras indígenas e 16 quilômetros de pavimentação asfáltica (processo em fase de licitação).
Deixe seu comentário
Publicidade