Política

“Os estados da Amazônia estão assumindo um protagonismo dialogado”, destaca governador sobre parceria com a ONU

Clécio Luís celebrou a criação do Fundo Multi-doadores da ONU para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.


 

O governador do Amapá, Clécio Luís, celebrou a criação do Fundo Multi-doadores das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Legal. A ferramenta vai impulsionar alternativas econômicas na região e foi formalizada durante o evento “ONU e Amazônia: parceria para o desenvolvimento sustentável”, realizado na quarta-feira, 2, em Santarém (PA).

 

O encontro foi coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil em conjunto com o Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal Brasileira (Consórcio da Amazônia Legal).

“Os estados da Amazônia estão assumindo um protagonismo dialogado. Esse fundo é muito bem-vindo, mas tem que considerar a Amazônia na sua integralidade, ou seja, a sua biodiversidade, mas também as populações, principalmente as mais vulneráveis, sob um olhar de desenvolvimento para a Amazônia. Que nós possamos interferir cada vez mais nas decisões sobre o nosso futuro. Nada mais sobre a Amazônia sem nós, amazônidas”, destacou o governador Clécio Luís.

 

Considerado preparatório para a COP-30, que será realizada em 2025 na cidade de Belém, o evento contou com a presença da vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed. Ao discursar no encontro, ela pontuou a necessidade de considerar em cada projeto e em cada decisão, os jovens, ouvindo suas vozes, porque “o futuro deles já é hoje”.

 

O Fundo tem como proposta beneficiar os grupos populacionais mais vulneráveis da região com ações de geração de alternativas econômicas sustentáveis, de proteção de seus meios e modos de vida e de garantia de sua segurança física, sanitária, energética, climática e alimentar.

 

“O consórcio nos permite unir esforços e dialogar na convergência, comprometidos com a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável. Enxergamos na parceria com a ONU uma importante ferramenta para construir aquilo que queremos para a nossa região, olhando para as pessoas que vivem aqui e cuidando de quem está distante do acesso a bens essenciais que proporcionam qualidade de vida”, afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho, que preside o Consórcio da Amazônia Legal.

 

Além do governador Clécio Luís, o evento contou com a participação do ministro Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e do embaixador Carlos Márcio Cozendey (secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores), como representantes do Governo Federal; dos governos do Amazonas e Roraima, de órgãos diplomáticos, de organismos internacionais e do setor privado.

 

“Reafirmo o compromisso do presidente Lula com o desenvolvimento regional, diminuindo as desigualdades regionais, fortalecendo o princípio federativo, escutando quem está na ponta. Há compromisso com a causa do clima, mas também com o desenvolvimento econômico e sustentável da região. Essa parceria demonstra total confiança nos governantes locais e na sociedade que aqui vive”, disse o ministro Waldez Góes.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade