Política

“Patrícia será a prefeita do emprego”, diz candidata

Tucana fechou agenda de entrevistas entre os postulantes ao cargo de gestor do município de Macapá, organizada pelo Sistema Diário de Comunicação, que terça-feira próxima realizará o tradicional debate entre os principais concorrentes


 

Douglas Lima
Editor  

 

A candidata à prefeita de Macapá, Patrícia Ferraz, do PSDB, em entrevista na manhã desta sexta-feira, 27, no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), prometeu fazer parcerias público-privadas (PPPs), principalmente com o Sebrae, com a finalidade de dar empregos ao povo do município.

 

“Patrícia será a prefeita do emprego”, prometeu a candidata, acrescentando que, se eleita, fará cursinhos preparatórios gratuitos para ingresso de jovens no mercado de trabalho. Cursos profissionalizantes também serão ministrados para garantir mão-de-obra especializada à demanda de empregos a virem com a exploração de petróleo na costa amapaense e outros grandes empreendimentos.

 

A entrevistada prometeu a construção de obras estruturantes, entre elas o Centro Administrativo Municipal. “Obras geram emprego, e o nosso foco é geração de emprego e renda”, informou, e por fim anunciou o Programa Cidadão Próspero, outra maneira, segundo ela, de inserir as pessoas no mercado de trabalho.

 

 

Patrícia Ferraz disse que outra prioridade do governo dela será a saúde, conforme falou, setor onde faltam remédios e médicos, e incapaz de aumentar a vacinação no município. Ela vai implementar a Saúde da Mulher e ampliar a Saúde da Família, além de reformar as UBSs para que funcionem as 24 horas de cada dia. Concluirá a construção do Laboratório Central de Macapá.

 

A candidata também prometeu criar um programa de entrega de remédios em domicílio, nos casos de pacientes com diabetes e hipertensão, além de doenças afins. Segundo ela, em vez dessas pessoas irem às unidades básicas de saúde buscar o medicamento, terão a visita do entregador municipal, em casa.

 

Patrícia explicou que a entrega de remédios em domicílio será possível porque todos os munícipes que utilizam a rede de saúde terão os seus prontuários eletrônicos, providência tecnológica que agilizará as consultas e outros serviços do setor. A Telemedicina, projeto de sua autoria, como deputada federal, será executado, caso venha a ser prefeita.

 

A tucana prometeu licitar o transporte coletivo da capital amapaense, trazer novos ônibus e aplicar a Lei do Bilhete Único, em vigor em Macapá, mas não executada. Quanto à tarifa zero, assunto recorrente na atual campanha municipal, ela disse que após a licitação reunirá com as empresas, para tratar do assunto, e então verificar o caixa da prefeitura para ver a possibilidade.

 

“Vamos modernizar o trânsito de Macapá, com monitoramento e sincronização dos semáforos, para formar ondas verdes em vários pontos da cidade”, prometeu Patrícia Ferraz, para quem calçadas com acesso para cadeirantes e piso tátil para deficientes visuais fazem parte da mobilização urbana.

 

 

A entrevistada disse que vai fazer uma auditagem nas contas da prefeitura, assim que assumir o cargo de prefeita, porque a incomoda o registro no Tesouro Nacional de que o município de Macapá está com rombo superior a trezentos milhões de reais. Segundo ela, o rombo foi informado pela própria gestão. Disse que fará uma administração transparente e com distribuição de renda.

 

Patrícia informou que fará processo seletivo e editais para valorizar os artistas macapaenses. Em locais de empreendimentos, como o Shopping Popular, promoverá atividades artístico-culturais, a exemplo do Marabaixo, para valorizar os artistas e grupos locais e incentivar as vendas.

 

A candidata entende que a educação é tema transversal que liga com outros segmentos, principalmente com a saúde e a cultura. Prometeu construir creches e instalar escolas de tempo integral. Antecipou que capacitará mulheres com filhos em creches para inseri-las no mercado de trabalho. E fará concurso para contratar professores, auxiliares e cuidadores especialistas no trato com crianças portadoras do TEA e com deficiências.

 

Ainda no campo da educação, Patrícia Ferraz criará um projeto de aquisição de alimentos da agricultura familiar para suprir os educandários de merenda escolar de qualidade. “Criança bem alimentada rende mais na sala de aula”, pontuou, para prometer valorizar os professores, inclusive os incentivando a cursos de mestrado e de outras graduações.

 

 

A pretendente ao cargo de prefeita municipal de Macapá prometeu construir o Centro Pop, um antigo projeto seu para contemplar moradores de rua como uma casa de passagem, onde eles possam dormir sem ficar ao relento. Fará a chamada zona azul em pontos da cidade, estabelecendo o estacionamento rotativo.

 

A candidata disse que em seu programa de governo está o Lote Legal, que consiste em legalizar todas as áreas habitadas de Macapá e entregar o Título de Domínio ao morador. Vai plantar árvores e fazer reciclagem de lixo como mais uma fonte de emprego e renda para os macapaenses.

 

Desejando ser a primeira mulher prefeita eleita de Macapá e lembrando que durante dez anos foi alvo de violência doméstica, Patrícia Ferraz ensinou: “Não precisamos ser vítimas de nossa história, temos que ser protagonistas. Levanto minha cabeça e sigo. Tenho princípios e valores para servir Macapá, o Amapá e o nosso povo”.

 


Deixe seu comentário


Publicidade