Política
Posse de novos juízes vai reforçar Judiciário amapaense
Quatro juízes substitutos tomaram posse nesta quarta-feira, 27, no Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). Os novos magistrados foram aprovados no 9º concurso público para juiz de Direito substituto, realizado em 2014.
Durante a sessão solene, os juízes fizeram o juramento e assinaram o termo de posse. O evento, que contou com a presença do vice-governador do Amapá, Papaléo Paes, reuniu magistrados, autoridades do Executivo, Legislativo e a sociedade civil.
A primeira fase do concurso selecionou 226 candidatos para as 11 vagas ofertadas. Desses, oito foram aprovados e, em agosto do ano passado, iniciaram o curso de formação para ingresso na carreira da magistratura amapaense, oferecido pela Escola Judicial do Amapá.
O curso teve quatro meses de duração e contou com aulas teóricas e práticas, além de uma série de visitas institucionais e a participação em audiências de conciliação.
A desembargadora Sueli Pini lembrou, durante a solenidade, que existe um déficit para o cargo no Estado e as quatros posses visam o início da reposição e o reforço da Justiça amapaense. “Os novos juízes substitutos passaram por uma jornada difícil e chegaram até aqui com determinação, estudo e garra. A Justiça amapaense certamente será melhor com a presença dos novos profissionais”, disse a desembargadora.
O vice-governador Papaleo Paes afirmou que os novos juízes chegam para somar no Judiciário. “Meu desejo é que todos ajudem a fazer do Amapá um Estado cada vez maior e melhor de se viver. A expectativa é para que, os outros aprovados, sejam em breve empossados, para completarmos o quadro que nosso Estado precisa”, ressaltou.
A seleção dos novos magistrados foi extensa e contou com provas objetivas, duas escritas (discursiva e de sentença), sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral, além do curso de formação e avaliação de títulos.
Um dos novos juízes empossados nesta quarta-feira, André Gonçalves de Menezes, agradeceu aos servidores do Tribunal e aos desembargadores pela excelência na condução do concurso e, em discurso emocionado, homenageou os colegas do certame, familiares e amigos que o impulsionaram na conquista. “Esse é um sonho que nutrimos por muitos anos e hoje se torna realidade. Não foi fácil chegar até aqui, anos de estudo, sacrifício e renúncia”, lembrou.
Além de André Gonçalves de Menezes, os novos juízes substitutos empossados são: Simone Moraes dos Santos, Moisés Ferreira Diniz e Luciana Barros de Camargo.
Deixe seu comentário
Publicidade