Política

Prazo pra quem não votou nas eleições municipais encerra em 5 de dezembro

A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título, Título Net ou entregando o Formulário de Justificativa Eleitoral


 

No Amapá, as eleições ocorreram em apenas um turno. Para os eleitores amapaenses que não compareceram às urnas, está aberto o prazo para a justificativa eleitoral. Quem não votou no dia 6 de outubro e não justificou no dia da eleição tem até o dia 5 de dezembro para justificar a ausência. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título, pelo Autoatendimento Eleitoral Título Net ou entregando o Formulário de Justificativa Eleitoral. Em todos os casos, é necessário apresentar um documento que explique o motivo da ausência.

 

Se optar pelo aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS, o processo é simples. Basta acessar o app, escolher a opção “justificativa de ausência”, preencher os dados e anexar o documento que comprove o impedimento.

 

No Autoatendimento Eleitoral Título Net, é preciso acessar o site do TRE (AQUI), clicar em “atendimento online” e depois em “justificativa eleitoral”. Preencha as informações solicitadas, anexe o documento que justifica a ausência e envie.

 

Outra opção é preencher o Formulário de Justificativa Eleitoral, disponível nos sites da Justiça Eleitoral, e entregá-lo no cartório eleitoral, junto com um documento que comprove o motivo da ausência e um documento oficial com foto. Lembrando que os cartórios funcionam das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

 

A justificativa pode ser feita tantas vezes quanto necessário. No entanto, quem faltar a três eleições seguidas (lembrando que cada turno conta como uma eleição) sem justificar ou pagar a multa terá o título cancelado, conforme o Código Eleitoral.

 

Eleitores fora do local de origem com 2º Turno:

Eleitores que estão no Amapá, mas votam em outro estado onde haverá segundo turno no município em que o título está registrado, podem justificar a ausência por meio do e-Título no dia da eleição (27 de outubro). O aplicativo, utilizando o georreferenciamento, identifica que o eleitor está fora do seu domicílio eleitoral. Basta seguir as instruções do app para concluir o processo.

 


Deixe seu comentário


Publicidade